terça-feira, 3 de dezembro de 2024
O DESCONCERTO DAS NUVENS
Por encima dos tonéis de carvalho
Derrubam fronteiras os bichos que não andam
Quais sombras, seríamos as vestes que não se rompem
Quando, ademais, não verteríamos sequer os dias de outrora?
A quantas páginas diríamos ao futuro
O viés de uma soturna nota musical
No que o sofrimento humano não nos anunciasse
Por necessidade, uma vértebra lunar de um poema?
Quando estivéssemos, notívagos, no umbral sonante da sorte,
Deveríamos supor que algo ou alguém nos concedesse o braço
Quando na verdade as nuvens sói arregimentarem ventos
Na suposição crua de que mais estrelas navegassem sobre nosso céu?
Sim a resposta, que fora na página desta, quem dissemos que fora,
A não ser, imediatismo do tempo, não quereríamos estar longe e distantes
No remendo de algo, no gesto, na última lacuna do sofrimento
Qual não fosse, porventura uma simples frase a sossegar um bom tempo.
A "ALIANÇA" ENTRE A MEDICINA E A FARMACOLOGIA SEMPRE SE DÁ NA RELAÇÃO TERAPÊUTICA, POIS SE HÁ MÁ FÉ MERECERIA ATENÇÃO OU OLHARES MAIS ATENTOS, E SE ISSO OCORRE EM ALGUM CASO, PRINCIPALMENTE NOS CASOS DE PSIQUIATRIA, O QUE SERIA MUITO RARO, JAMAIS ISSO DEVE SER CITADO - SEQUER - PERTO DE UM PACIENTE DESSA NATUREZA...
A LÓGICA DO CONSCIENTE PODE ESTAR NA LEMBRANÇA DE SE ASSOCIAR LIVREMENTE COM OUTRAS IDEIAS, E ESSA ASSOCIAÇÃO DISPÕE NO PENSAMENTO CARTESIANO POR VEZES SEGREDOS BROTADOS DO INCONSCIENTE, NA ACENTUAÇÃO CONFERIDA AO DISCURSO, NA RESISTÊNCIA AO TRATAMENTO, OU MESMO NA AUTOEXPLICAÇÃO LÓGICA DE UM TRAUMA.
A regra áurea é Livre Associação de Idéias. Psicanálise é isto. Fora dessa regra o que existe é método catártico, apoio, papoterapia, condutoterapia, menos Psicanálise. Nosso objetivo, o da Psicanálise, é tornar o inconsciente, o Id, consciente. Pretendemos e conseguimos trazer todo material recalcado no Id para a superfície, para o consciente, para o ego. Uma vez à tona, interpretamos e o próprio paciente se dará conta dos problemas, suas causas e aprenderá a conviver com os tais, e, se for o caso, promoverá a catarse.
Deve ficar claro que o paciente precisa do analista para resolver os seus problemas e este tem um preço e uma competência que lhe coloca ao dispor. O Psicanalista deve ser rígido na questão dos honorários, não atendendo de graça, sob nenhuma hipótese. E por quê? Quem não pode pagar pela análise também não será beneficiado por ela. Sem falar nos complexos que seriam plasmados, dentre eles o de inferioridade, o de devedor eterno etc...
Qual a razão do Divã? Freud o concebeu para possibilitar o maior relaxamento possível ao paciente enquanto fala. Ele tem por objetivo tirar o paciente da rotina de atividades musculares, diminuir as tensões, afastar as responsabilidades com equilíbrio e outras que consomem bastante energia. O divã é fundamental também porque permite ao psicanalista posicionar-se em relação a ele de modo a ficar menos exposto, diminuindo assim a carga transferencial e o constrangimento dos olhares insinuativos, que são responsáveis pela contra-transferência, fenômeno que pode ameaçar todo o trabalho.
Devemos informar ao paciente que temos o direito de anotar elementos colhidos da Livre Associação que considerarmos necessários para interpretações futuras ou para dirimir dúvidas quando de resistências contumazes apresentadas pelo paciente. Mas é preciso constar que as anotações não são obrigatoriedade, uma vez que há psicanalistas que simplesmente não anotam nada.
O Contrato Psicanalítico poderá ser democrático ou autoritário. Aquele é o que tem em conta as necessidades do tratamento e as harmoniza com o interesse e a comodidade de ambas as partes (paciente e analista). Lembremos que a cada obrigação do analisado corresponde simetricamente uma do analista. No contrato autoritário, temos a busca da conveniência do analista antes que preservar o desenvolvimento da tarefa. Há também um tipo menos comum, que é o demagógico, em que o psicanalista satisfaz o paciente em prejuízo do processo.
UM DEVOTO EM MADHURYA RASA JÁ ESTÁ EM POSIÇÃO DE CONSORTE COM KRSNA, DEUS, NÃO IMPORTANDO SE ESTARÁ COM UM CORPO QUE PEREÇA, OU COM UMA AFETIVIDADE IGUALMENTE PERECÍVEL NESTE MUNDO MATERIAL, POIS A RELAÇÃO DE MADHURYA SEMPRE EXISTIRÁ, NÃO IMPORTANDO A AÇÃO QUE O DEVOTO TOME PERANTE O PLANETA ONDE ESTIVER, NEM QUAIS OS SERES, QUE SÃO MUITOS EM CADA MUNDO, QUE ESTIVEREM FAZENDO PARTE DE SUA VIDA, NÃO APENAS NO BRAHMAN IMPESSOAL COMO NA PRÓPRIA PRESENÇA DE DEUS.
HÁ MULHERES QUE GOSTAM DE HOMENS DE CORAGEM E HÁ AQUELAS QUE PREFEREM OS SUBALTERNOS E MAIS COMEDIDOS, POIS FAZEM GERALMENTE AS COISAS QUE ELAS SUPÕEM SEREM MELHOR PARA ELE, MAS NA VERDADE APENAS PROJETAM SUAS RELAÇÕES DE PODER SOBRE ESSES HOMENS, AMPLIANDO SUA GAMA DE INFLUÊNCIA E PRESTÍGIO, NO QUE O HOMEM VERDADEIRAMENTE INDEPENDENTE NÃO DEVE DAR MUITO OUVIDO, POIS É DA NATUREZA DO HOMEM POSSUIR A SUA VIDA INDEPENDENTE, PRINCIPALMENTE QUANDO SUA VIDA ESTÁ EM JOGO, ASSIM COMO A SUA SAÚDE, EM NOME DE DEUS.
O BHAGAVAD-GITA COMO ELE É, É A ETERNA LUTA DA ESPIRITUALIDADE, A LUTA INTERNA PELA ESPIRITUALIDADE, OS DIÁLOGOS ENTRE O QUADRIGÁRIO - KRSNA - DE ARJUNA E ESTE GUERREIRO E GRANDE DEVOTO, NA BATALHA DE KURUKSHETRA, NA PARTE IMPORTANTE DO MAHABHARATA, UM IMPORTANTE ÉPICO DA HISTÓRIA ESPIRITUAL DA ÍNDIA ANTIGA, SEMPRE ATUAL PARA TODO AQUELE QUE QUER SE LIBERTAR DO ENREDAMENTO MATERIAL NESTE MUNDO DE MISÉRIAS DA ERA DE FERRO PELA QUAL JÁ ESTAMOS PASSANDO, ONDE PREDOMINAM A HIPOCRISIA E AS DESAVENÇAS ENTRE A HUMANIDADE.
O BRAHMAN IMPESSOAL ENCONTRARÁ A NÓS MESMOS NA COMUNHÃO QUE TEMOS COM O INFINITO DENTRO DE NOSSO OLHAR E, PARA UM DEVOTO EXPERIENTE, O ENCONTRO POSTERIOR COM KRSNA, RADHARANI E BARALAMA SE DARÁ TODOS OS DIAS, PERFAZENDO O DIA MAIS EXTRAORDINARIAMENTE BELO COM O ENCONTRO, POR ISSO A DIMENSÃO DA LIBERDADE DO DEVOTO NÃO IMPORTA EM QUAL LOCAL SE ENCONTRA, E SE OS ELEMENTOS NATURAIS ESTEJAM RUIDOSAMENTE AFEITOS A UMA HOSTILIDADE CLIMÁTICA, OU DESERVORO DE HOMENS E MULHERES, POIS TUDO ISSO FAZ PARTE DA NATUREZA MATERIAL, MAS O BRAHMAN E KRSNA É A ESSÊNCIA DA REALIDADE ESPIRITUAL...
MESMO QUE ENCONTREMOS EM NOSSO CAMINHAR A IRA PERSONIFICADA, MESMO QUE APARENTEMENE CONSTRUAMOS INIMIZADES POR ATRAVÉS DE ALGUM COMPORTAR RUIDOSO POR NOSSAS FRENTES, ESTAREMOS EM UMA LUTA QUE NÃO SIGNIFIQUE NADA APENAS PROSSEGUIR SAUDAVELMENTE CONSTRUINDO ENCONTROS, E EVITANDO DIÁSPORAS DENTRO DO CONTEXTO DOS PASSOS QUE DAMOS A CADA DIA.
RESISTIR A QUE SEJAMOS MAIS COMPLACENTES COM O OUTRO, OU QUEM VAI SER AQUELE QUE NOS DÁ A MÃO COM A GENEROSIDADE EM SE TER A ATENÇÃO A NÓS, NÃO É SUGESTÃO MUITO ACONSELHÁVEL, POSTO SERÁ A ACEITAÇÃO DO BEM QUE EVITAMOS ENTRAR EM CAMINHOS TORTOS, POR ISSO É NECESSÁRIO CAMINHAR, E ESSE CAMINHO, QUANDO BEM ALICERÇADO PELA SENSATEZ, NOS LEVA SEMPRE A ALGUM LUGAR MAIS DISTANTE DO QUE SUPÚNHAMOS, CONQUISTANTO MAIS E MAIS ESPAÇOS, E PERFAZENDO CRITERIOSAMENTE MAIS PONTOS EM NOSSA EXISTÊNCIA.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
domingo, 1 de dezembro de 2024
AS DIFERENÇAS SOCIAIS EXISTEM NO PLANETA, TEMOS APENAS QUE NÃO TORNAR ISSO UM TIPO DE ABISMO E BUSCAR MELHORES SERVIÇOS E JUSTIÇA NESSA ESFERA, MAS A ECONOMIA DE MERCADO É O QUE MOVE O MUNDO CONTEMPORÂNEO, E ESSA EQUAÇÃO TEM QUE SER MOTIVAÇÃO PARA O ENCONTRO E A PAZ ENTRE AS NAÇÕES, E NÃO PARA CONFLITOS OU GUERRAS FRIAS...
O IMPORTANTE É TERMOS A PAZ DE ESTARMOS SABENDO BUSCAR A VERDADE DENTRO DE NÓS MESMOS, E REIVINDICAR SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL MELHORES DIAS E MELHORES CONDIÇÕES SOCIAIS PARA TODOS OS QUE SÃO EXCLUÍDOS, EXPLORADOS E MASSACRADOS COM O PRECONCEITO QUE REINA ENTRE OS MONSTROS QUE DETÉM A FORÇA DA RIQUEZA E DO PODER NA PÁTRIA, DESUMANAMENTE...
DO JEITO QUE ESTÃO AS COISAS, INFELIZMENTE A MISÉRIA DO POVO BRASILEIRO CONTINUARÁ SEMPRE, SE NÃO HOUVER ATITUDES GOVERNAMENTAIS EMERGENCIAIS MAIS CONCRETAS, A CURTO PRAZO, POIS HÁ QUE SE PREVER DE QUALQUER MODO UMA ALTERNÂNCIA DE PODER, E MESMO QUE UM GOVERNO SEJA BEM INTENCIONADO, SEM REFORMAS ESTRUTURAIS E PROFUNDAS NÃO HAVERÁ MUITA MUDANÇA, MAS APENAS O ENRIQUECIMENTO E A ACUMULAÇÃO DO CAPITAL NAS CAMADAS MAIS RICAS, E UMA CERTA MELHORIA APARENTE, SEM MUDANÇAS EFETIVAS DE GANHO DE MELHORES CONDIÇÕES EFETIVAS DE VIDA PARA A POPULAÇÃO VULNERÁVEL E AINDA INVISÍVEL, PALIATIVAMENTE "TRATADA" SOB A ÓTICA DA DOENÇA DE CUNHO MENTAL, POSTO IMENSAS LEVAS TOMADAS PELO ÁLCOOL E DROGAS BRASIL AFORA.
A MISÉRIA DE UM POR VEZES É UM ABISMO DIANTE DA FORTUNA DE UM POBRE, TAL O QUILATE DE CERTAS MISÉRIAS, POIS POR VEZES POSSUIR UM TETO SABE MAIS AO ESPÍRITO DO QUE TER QUE VIVER EM BAIXO DE UMA MARQUISE, OU MESMO SOBRE AS PEDRAS PONTIAGUDAS QUE FORAM COLOCADAS EMBAIXO DOS VIADUTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO.
A FORMA E A FUNÇÃO IMPÕEM REGRAS, POIS O ENSINO ACADÊMICO É APENAS A DISTINÇÃO DE UMA BOA ESCOLA DE DESIGN, E NOSSAS FÁBRICAS TÊM QUE SE PREPARAR PARA ANDAR COM SEUS PRÓPRIOS PROJETISTAS, E NÃO DEVEMOS DEPENDER NUNCA DE ENSINOS ESTRANGEIROS QUE NÃO NOS DEEM O CAMINHO DAS PEDRAS, POIS OS NOSSOS PADRÕES DEVEM SER NACIONAIS.
A LIDERANÇA AMPUTADA
Quando esperamos do espaço algo devemos migrar para o outro ser
Que nos abrace melhor dentro de nós, o ser que mitiga e perfaz
A senda quase espiritual e presente, como um pai do céu que não nos falte
jamais
Posto na questão de uma tranquilidade afeita a um dia mais sereno
Os pensamentos hão de possuir a consistência necessária para que continuemos
Não a função de uma liderança sem braços, mas algo que possua em nossos corpos
O fator incoercível que suplante as ilusões, dando prosseguimento ao nosso
próprio supracitado ser
Algo de mais palpável, pois nos extremos dos braços que nos querem extrair como
a nossa própria cabeça
Estará sempre uma mão que abraça o leme e nos conduz a uma vida mais plena de
saúde e bem estar.