terça-feira, 24 de dezembro de 2024

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

A OBSERVÂNCIA CRÍTICA DA ESCUSA, POR VEZES POSSUI A DESCONFIANÇA DE UMA RAPOSA QUE SE SENTE ACUADA.

ASPERGIR SEMENTES AO VENTO É ESPERAR COM FÉ DE QUE ESTE AS LEVE PARA SOLO FECUNDO...

SER CONSCIENTE DE NOSSOS ATOS É MAIS DO QUE UMA SIMPLES REFORMA DE CARÁTER.

O MISTÉRIO DE UMA MULHER PODE SER TÃO INSONDÁVEL COMO A SUA MARAVILHOSA MANIFESTAÇÃO.

TENTAR INVESTIGAR ORDENS SISTÊMICAS DEMANDA CONHECERMOS TODA A ÁRVORE DE DIRETÓRIOS, SEUS CONTEÚDOS E A NATUREZA DE "ROOT", OU RAIZ.

A VICISSITUDE DA ESCOLHA INDIVIDUAL NO ESCOPO DA RECUPERAÇÃO AMPLA DE UM SER HUMANO PODE ESTAR INCLUÍDA NA PÍLULA BEM ADMINISTRADA POR UMA MEDICINA SILENCIOSAMENTE PRECISA...

NÃO HÁ PORQUE PENSAR EM UMA REFORMA CULTURAL, MAS NA ACEITAÇÃO AMPLA DAS CULTURAS ARCAICAS OU CIVILIZADAS NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, URBANAS, RURAIS, OU PRIMITIVAS.

A PSICOLOGIA ENTRE OS INDÍGENAS INCLUEM TODA A SUA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL, E É ONDE A ANTROPOLOGIA ENCONTRA SEUS REFLEXOS NA CULTURA COMO UM TODO.

"THE SONS OF SHIVA" É UM DOS MAIORES TRATADOS DA ESPIRITUALIDADE HINDU.

THE LIFE WITHOUT NOISES SO HARD IT'S VERY IMPORTANT FOR THE HARMONY TO ALL UNIVERSE.

DEFRONTE A QUESTÃO MÁXIMA ESPIRITUAL, UMA REFORMA DE COMO MEDITAR NAS CONTAS DE DEUS É SOBREMODO IMPORTANTE PARA VOLTARMOS AO NOSSO SER ESSENCIAL...

A EVASÃO DA NEUROSE PODE SER MANIFESTA NO RONCO DE UM MERO MOTOR...

A SERPENTE CEDE LUGAR AO DRAGÃO NO ANO QUE AVIZINHA UMA SERPENTE-DRAGÃO: DUPLAMENTE FORTE.

CONFRONTAR SISTEMAS PODE SER ALGO TÃO FASCINANTE QUANTO CONTESTÁ-LOS, MAS CONTROLAR É POR VEZES UMA VANTAGEM QUANDO OS MESMOS PASSAM À DIANTEIRA E SE TORNAM UMA RAZÃO MAIOR, EM QUE O ESPÍRITO SUPREMO REGE A TUDO E A TODOS...

EU NÃO SOU INTELECTO, MENTE, EGO NEM PERCEPÇÃO,/EU NÃO SOU O SENTIDO DA AUDIÇÃO, DO PALADAR, DO OLFATO NEM DA VISÃO,/EU NÃO SOU O CÉU, A TERRA, O FOGO OU O AR,/EU SOU A ESSÊNCIA DA CONSCIÊNCIA E DA BEM-AVENTURANÇA - SHIVOHAM! SHIVOHAM! "nirvanashtakam", de adi shankaracharya.

ALGUNS DIZEM QUE MINHA LIÇÃO É TOLICE/OUTROS QUE É SUBLIME, MAS NÃO PRÁTICA./MAS PARA AQUELES QUE SE OLHAM POR DENTRO/A TOLICE FAZ SENTIDO PERFEITO./E PARA AQUELES QUE A PRATICAM,/A SUBLIMIDADE TEM RAÍZES PROFUNDAS. lao tzu.

INTERNAR-SE EM UM HOSPITAL QUE TENHA AO MENOS UM DESFIBRILADOR É MELHOR DO QUE ESTAR INTERNADO FRENTE A UM COMPUTADOR ONDE A SÍNCOPE DE UM ATAQUE NÃO PREDIZ A RECUPERAÇÃO NEM A AMBULÂNCIA DO HELP NECESSÁRIO.

A FRIEZA DE UMA ORGANIZAÇÃO DIGITAL QUE FUNCIONA AO COMPASSO DE UMA ESTÉRIL ESPERA, E DE SERVIÇOS ANÓDINOS QUE BUSCAM QUALIFICAR UMA PALAVRA ÚNICA NÃO SIGNIFICA ABSOLUTAMENTE NADA A UM POETA E SUA LIBERTAÇÃO...

DE AMOR E DE SOMBRAS


Ao quilate de um termo, uma palavra na mesa ao lado
Posto amores deflagrados, a beleza e o apetite, o pretexto,
Se não fosse, a libertação das sombras, e o despertar do amor!

Mas não era fácil um tempo qualquer, dois pesos e duas medidas,
Mesmo sabendo que o antigo termo põe fim ao termo da tirania
Quando supõe ser o carro ocre que carrega em seus vidros o chumbo.

Remotamente, o serviço alterno, as câmeras, os drones espiões da noite
E os dados, sim, os dados e as estatísticas reflexas, a sociedade admirável e nova
Como em Huxley, a prerrogativa é que o escritor viva no mais completo isolamento espiritual com pessoas materialistas por retaguarda...

Outrossim ele não está só, pois possui a máquina, não daquelas que não sejam digitais
Como as pneumáticas que sói terem seus orifícios lubrificados
Mas, na verdade, um totem-referência que encontra no tabu a solidão de não tocar a carne,
Mas que se tenha qualquer poder, quem sabe um que seja mais ciente do que sua alma...

DA PEDRA AO PÓ


Da pedra moída, a pedra cristal, o serenar diluído à veia
Conforme, o pó que trasfega, o dito pelo não dito, comerciar
Que tantos e tantos, o casco do navio, os mares e os veleiros
Carregando o pó das pedras, qual semântica indizível
Mas que possui o endereço, o viés do seminal prometido
Quanto, a de se permitir o quinhão de uma festa de alabastro
O granito do banheiro se torna a base, e a motivação do erro
Não claudica que da pedra ao pó seriam milênios, talvez,
Ou o simples experimentar de um laboratório clandestino.

domingo, 22 de dezembro de 2024

QUANDO A FALA VEM COM O SILÊNCIO


                Estar-se praticando a análise é tarefa árdua por vezes para o analista quando o paciente já demonstra a contrariedade em falar, mantendo-se em silêncio, posto o analista não pára de pensar a respeito, e sua atitude nem sempre vai ser a mais apropriada... Deve-se respeitar o silêncio do paciente, o analista deve resistir a esse tipo de ocorrência na psicanálise, mas muitas vezes falar algo denota que a quebra do silêncio pode acarretar uma sessão mais produtiva, pois a inibição por vezes dá o empuxo necessário a que o paciente associe mais livremente as suas ideias frente ao terapeuta.

                Por vezes o silêncio é uma pausa depois de um processo onde houve um esvaziamento do inconsciente do paciente, como se descansasse, ou desse um tempo para recarregar as baterias, ou mesmo depois de um momento onde teve um insight oportuno, um encontro com sua realidade mais pungente, algo que temia falar e que brotou naturalmente, aliviando-o de uma pressão existencial profunda. Faz parte o ofício do terapeuta também se utilizar do silêncio por vezes, dar um tempo ao tempo, falar pausadamente, redarguir, questionar e interpretar uma palavra de importância na acentuação da fala do paciente, quando se fizer necessário, ou quando sua intuição achar importante esse questionamento. Estar com o inconsciente sintonizado com o inconsciente do paciente é tarefa importante do analista, pois isso lhe dá a abertura necessária para que mergulhe fundo nas questões faladas, nos silêncios, nas pontuações, e nas palavras ditas no caso de se estar escutando na modalidade da atenção flutuante, que é quando o paciente, já bem desinibido, fala livremente as suas associações, sem necessariamente ter um sentido muito lato em suas ideias ou vivências...

                O analista tem que possuir resiliência e persistir em valorar seus próprios pensamentos a respeito de situações onde o silêncio do paciente possa estar relacionado com outras questões, mesmo quando profere uma única palavra, que pode ser a chave para aquele desvende momentos onde se quebre o mesmo silêncio e a sessão transcorra com naturalidade e proficiência. Por vezes algo como: você não se sente à vontade de falar como foi o seu dia hoje? Ou perguntas relativas ao andamento de outras questões as mais várias, podem romper a inibição e iniciar um processo de fala mais amplo, mas sempre há que se deixar o paciente falar livremente, e estar atento para poder interpretar o que estiver por trás do discurso, muitas vezes.

                Na escuta objetiva, muitas vezes o paciente migra para a fantasia, e o analista o trás para a realidade, tentando situá-lo na mesma, para que o princípio de realidade prevaleça no discurso, onde o inconsciente torna-se a fonte para que a interpretação do analista traga esse material ao nível do consciente. Por isso, é recorrente o fato de que o paciente ofereça resistência de várias formas no processo terapêutico, tentando evitar falar sobre determinadas questões ou mesmo pulando de um a outro assunto, como quem trilha um silêncio sobre camadas, onde o terapeuta tem que desencavar verdadeiras equações para encontrar os elos de ligação, onde está a fantasia, onde estaria a racionalização do paciente, que também é uma forma de resistência, pois busca explicar uma fala onde houve um arrependimento qualquer.

                Há diversas quebras na questão da análise de um paciente, que por vezes tem causa na inibição e em outras na resistência, na transferência negativa, na agressividade e outras. A relação entre o par analítico sempre deve ser de confiança mútua, e por vezes o tempo é que consolida essa dita relação, mesmo porque será na citada confiança e melhoria paulatina do paciente, com seus insights a respeito de si mesmo, e as questões da competência e humanismo do terapeuta que a coisa se processa da melhor forma possível. A interpretação correta da situação do paciente, suas inquietações e o que acontece no seu imo mais profundo, pode efetivamente permitir a remoção de traumas, ou mesmo a catarse em lembra-los, bem como livrá-lo de estar com relações de dependência de várias naturezas, melhorar a relação com seu entorno e estar mais em harmonia no trabalho, na escola, ou em grupos, na sociedade como um todo.

                O perfil do silêncio por vezes não é o que aparece, não é o que aparenta... Há pessoas internamente convulsas que gritam em seu silêncio, e cabe ao analista descobrir as angústias que decorrem dos tempo atuais, tão afeitos a processos existenciais complexos, tantas são as solidões mundo afora, tantos os desacertos, os desafetos, problemas econômicos e outros. A seara para se estar em consonância para um processo paulatino de recuperação psíquica de muita gente dependerá da boa vontade do par analítico como unidade, e a confiança do paciente no terapeuta denota que este esteja cumprindo bem o seu papel, não faltando nas terapias e concedendo a atenção e compreensão necessária àquele que necessita de cuidados. Por isso, apesar do silêncio por vezes inevitável, a palavra sempre será essencialmente fundamental.

UM HOMEM DE FÉ NÃO FAZ NENHUMA QUESTÕES DE JOGUETES AFETIVOS, POIS ESSE TIPO DE CAPIM SECO ELE NÃO RUMINA, ALIÁS, SEQUER SEJA RUMINANTE...

NA GUERRA NÃO HÁ MAIS AMOR NEM AFETO, MAS INTERESSES, DISCÓRDIAS E HIPOCRISIA.

NÃO EXISTEM PROPRIAMENTE "NAÇÕES RESPONSÁVEIS, OU PONTUALMENTE DIFERENCIADAS", POIS O QUE HÁ SÃO OLIGOPÓLIOS E MULTINACIONAIS, COM INTERESSES ECONÔMICOS AO REDOR DO PLANETA.

APENAS EM PAÍSES QUE SE FECHARAM PARA O OCIDENTE, COMO A CHINA DA ATUALIDADE, MANTENDO SUAS TRADIÇÕES A FERRO E FOGO, É POSSÍVEL AINDA CRER QUE HAJA UM DESENVOLVIMENTO MAIS HUMANO FORA DA DECADÊNCIA OCIDENTAL NO PLANETA...

sábado, 21 de dezembro de 2024

A DENÚNCIA DO ATO CIDADÃO NA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS É TAREFA ÍMPAR DO EXERCÍCIO E DEVER DE TODO O CIDADÃO LIVRE.

O FASCISTA É CONSIDERADO CRIMINOSO PELA UNIÃO DEMOCRÁTICA, FADADO A SER PRESO EM TERRITÓRIO NACIONAL, SE ESTIVER PROMOVENDO A SUBVERSÃO.

A POLÍCIA FEDERAL TEM JURISDIÇÃO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, E SUAS INVESTIGAÇÕES NÃO POSSUEM FRONTEIRAS E NEM IMPEDIMENTOS POR LAÇOS MAIORES.

QUANDO A GANÂNCIA AFETA E USURPA UMA RELAÇÃO A COISA FICA MAIS PRÓXIMA DA INSANIDADE, POIS QUEM AGE COM GANÂNCIA NUNCA TEM A RAZÃO...

No caso da neurose, o problema é diferente. O paciente pode relacionar-se com o psicanalista, psiquiatra ou enfermo, mas a qualidade do relacionamento nem sempre auxilia os esforços terapêuticos.

O FASCISTA AGE POR VEZES INTERROMPENDO PARCIALMENTE SEUS VÍNCULOS COM A REALIDADE, QUANDO TODO O SEU FOCO ESTÁ DETERMINADO EM PENSAR COMO PRATICAR A MALDADE CONTRA A SUA VÍTIMA.

A posição psicanalítica é a de que em ambas as categorias de enfermidade – na neurose e na psicose – há, em diferentes graus, uma perda das funções mentais adultas e sua substituição por atitudes, sentimentos, desejos e idéias apropriados a fases iniciais do desenvolvimento infantil. A psicanálise utiliza o conceito de regressão para descrever este movimento para trás da vida mental, de um estado mais adiantado para outro menos adiantado. Na psicose, ocorre também algo mais. A forma pela qual o mundo e os que nele se acham são percebidos pelo paciente não é semelhante a nada que já tenha sido experimentado, mesmo na infância. É como se uma espécie de função mental irrompesse na consciência, possuindo características semelhantes aos sonhos do indivíduo sadio. No entanto, o fato decisivo para o psicanalista é que, mesmo na psicose, a totalidade da vida mental não é desorganizada pela doença. A regressão – o movimento para trás – do funcionamento mental e a desorganização do ego não são completas. Há sempre uma certa capacidade para estabelecer relacionamentos e resquícios de um funcionamento cognitivo sadio, mesmo nos pacientes mais perturbados.

A NEUROSE ACOMETE QUAISQUER RELAÇÕES ESTREMECIDAS, ONDE POR VEZES O "FATOR DESIGUAL" DETERMINA RELAÇÕES DE PODER ILUSÓRIAS ONDE O ÓDIO VIRA O VALOR...

SINTOMAS NEURÓTICOS PODEM ESTAR ASSOCIADOS A VONTADE DE PODER OU DE TER O CONTROLE OBSESSIVO SOBRE ALGO OU ALGUÉM E TER O MESMO PODER DE REPRIMIR COM A PERCEPÇÃO IRRACIONAL OU INCONSCIENTE DE SUAS FALTAS PRETÉRITAS OU SENTIMENTOS DE CULPA REPRIMIDOS OU RECALCADOS NO INCONSCIENTE AFLORADO.

Em termos simples, então, os sinais e sintomas das moléstias neuróticas e psicóticas são de dois tipos. Uma das categorias consiste nas capacidades e habilidades que foram perdidas. A segunda categoria abrange todos os pensamentos, idéias, emoções e experiências subjetivas inapropriadas e irracionais, que se achavam ausentes antes do desencadeamento da doença. Em perturbações mentais como a esquizofrenia e as melancolias, o paciente perdeu o uso de várias das funções mentais necessárias a uma adaptação ambiental satisfatória. A fala, o pensamento voltado para a realidade, a capacidade de concentração, os poderes perceptivos e a memória podem estar desorganizados. A psicanálise descreveu todas estas funções cognitivas altamente desenvolvidas, tal como operam no indivíduo sadio, juntamente com o conceito do ego, e constrastou-as com os processos inorganizados e indiferenciados do id.

PERDER ALGUÉM, ALGO, UM GESTO, UMA PALAVRA, NÃO É PERDER, POSTO NO PRÓXIMO GESTO OU PALAVRA ESTARÁ A RELEITURA DOS NOSSOS NOVOS GANHOS, ASSIM PARA A VIDA ETERNA.

EVITAR APROXIMAÇÕES COM O NADA É COMO SUBTRAIR O VENTO DE DENTRO DE UMA GARRAFA...

NOS TEMPOS CONTEMPORÂNEOS, O "NÃO" É MAIS SINCERO DO QUE O "SIM".

O INTERVALO DO NATAL PREPARA MAIS VISITANTES PARA O INÍCIO DE JANEIRO...

NÃO SE PREGA UMA TÁBUA SEM O MADEIRO QUE NÃO SEJA TÃO DURO PARA UM PREGO DE AÇO...

A LETARGIA DE UM HOMEM É DIRETAMENTE PROPORCIONAL À LETARGIA DO MAR, POIS ESTE SEMPRE ESTARÁ VIVO...

O FASCISMO É ALGO QUE POSSUI A ANUÊNCIA DE MUITOS QUE SE SOBREPÕEM À VONTADE DE VERDADEIRAS MASSAS, JUSTAMENTE QUANDO O SUB SUB ADORA SEUS LÍDERES, OU ESTES SIMBOLIZADOS PELO GRANDE REI DO CITADO FASCISMO, COMO PREDOMINÂNCIA DA TENDÊNCIA MUNDIAL DA EXTREMA DIREITA EM VENCER A PROGRESSIVA INCLUSÃO DAS MASSAS POPULARES E SEUS MOVIMENTOS DE CONSCIÊNCIA, EM UMA ANTIGA E ARCAICA LUTA REFLEXA.

NA REALIDADE AUMENTADA COM SERVIÇOS DE ALTERNÂNCIA COM UM DEPARTAMENTO CULTURAL, POR VEZES A LICITAÇÃO DAS OBRAS VAI DEPENDER DE FAVORECIMENTOS DESSA NATUREZA, OU SEJA, CADA LOCAL TEM SEUS PRÓCERES CULTURAIS, PROTEGIDOS POR AUTORIDADES E FAMÍLIAS QUE SUBENTENDE-SE CONSTRÓEM A CULTURA CONFORMES COM OPINIÕES OU ORDENS DE NATUREZA POLÍTICA.

UM LIVRO PODE SER MUITO BOM E ÚTIL, MAS SEMPRE É FRUTO DO CONHECIMENTO QUE SE EMPREENDE A PARTIR DE MUITOS OUTROS, POR VEZES, OU MESMO DA EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL DENTRO DO ESCOPO COLETIVO, DE UM PARTICULAR COMO PARTICULAR EM SI, PARA O OUTRO, OU OS OUTROS, QUAIS NÃO SEJAM PARECIDOS OU DISTINTOS, PRÓXIMOS OU DISTANTES.

AS TERAPIAS INTEGRATIVAS SÃO UMA GRANDE CONQUISTA DO SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA NACIONAL.

MAIS DO QUE LERMOS AS PÁGINAS DE NOSSA CONSCIÊNCIA, A MESCLA INDIZÍVEL DO NOVO RESTAURA PADRÕES QUE AINDA SEQUER EXISTIAM...

A GRAMA BEM APARADA TEM ESPAÇO PARA CRESCER NÃO APENAS NA VERTICAL, MAS NAS CERCANIAS DE SUA PRÓPRIA VIDA...

OS REFLEXOS DA LAGARTIXA

 

Dragão que não é, mas a forma do réptil lembra tudo
Na forma dos movimentos muito rápidos
Como o semblante que, rapidamente, quase se enfurece,
Ou, de enfurecido de fato, retesa os músculos e investe
Contra algo que porventura nem saiba, mas se fosse o réptil
Nada conteria uma possível fuga, pois a lagartixa foge do braço
De um homem, ou de uma aproximação real e física
Mesmo que saibamos que a um inseto o bote do animal é assaz preciso...

Por qual não fosse a velocidade desse bicho, seja assim conforme
Para que possa capturar uma mosca, antes que esta perceba, através dos seus inúmeros olhos,
A aproximação letal do réptil, e como se não fora, por vezes a própria presença deste
Anui o premonitório estado de que as coisas vão se tornar selvagens em um determinado momento...

Passam os passantes do sábado e, perspicazes, são irônicos ou sagazmente pérfidos
Quando possuem as sua crenças imersos na ignorância ilimitada, berço de uma companhia
Nem tão certa de se manter enxuta, mas que engrossa os quadros dos filhotes do vídeo game
Ou de seus progenitores afeitos a séries infantis que ainda povoam o imaginário de moleques envelhecidos pela ferrugem da intolerância.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

O HOMEM QUE VIVE O STRESS NO CONTATO COM UMA FLORZINHA É DISTINTO DAQUELE QUE SOFRE O STRESS DIANTE DO CACTUS.

A PRESSUPOSIÇÃO DOS QUE SÃO CONTRA AS PESSOAS HUMANAS SEMPRE ABRAÇA A HIPOCRISIA COMO MODALIDADE AMOROSAMENTE FIEL A PRINCÍPIOS DA TRAIÇÃO.

QUANDO AS NOTAS MUSICAIS ESTÃO POTENCIALMENTE NO INSTRUMENTO, O SÁBIO POR VEZES NÃO O TOCA COM MEDO DE SE REVELAR DESAFINADO NO MOMENTO EM QUE O MUNDO ESTÁ EXTREMAMENTE "AFINADO"...

O PADRÃO DA DEMOCRACIA É O PADRÃO QUE DEVEMOS RESPEITAR EM UMA SOCIEDADE COM ESSA NATUREZA E FINALIDADE.

EXISTEM REGRAS, NORMAS E LEIS EM TODA A SOCIEDADE HUMANA, MAS QUANDO ESTA SOCIEDADE É TIRANA DEVEMOS LUTAR A FAVOR DA LIBERTAÇÃO.

A VIDA NÃO É UM CIRCO PARA BRINCARMOS COM OS PALHAÇOS.

MORRA QUEM MORRER, VIVA QUEM VIVER, DEVEMOS SER FORTES O SUFICIENTE PARA NÃO NOS INTOXICAR COMO FORMA DE FUGA, E ACABAR BOTANDO OS PÉS PELAS MÃOS E ACORDANDO DO LADO DO QUE NÃO SABEMOS...

UMA CIDADE FANTASMA POR VEZES É POVOADA POR GENTE.

A ESPIRITUALIDADE ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER PODE TANTO ESTAR PRESENTE COMO PODE ESTAR NA CONSCIÊNCIA PURA E SIMPLES DE CADA QUAL, O QUE FORMA O PAR NO MUNDO EM QUE NOS ENCONTRAMOS, TÃO AFEITO ÀS DIFERENÇAS E ÀS DESAVENÇAS AFETIVAS, TORNANDO O DESENCONTRO ALGO MAIS CLÁSSICO DO QUE O ATO DO ENCONTRO.

SE A VERDADE RESIDE NA MESMA VERDADE QUE POR VEZES ENCOBRIMOS PELA FALTA DE A CONHECERMOS, A MENTIRA SE TORNARÁ MAIS CONCRETA DO QUE AQUELA.

A ESPIRITUALIDADE NÃO RESIDE EM MUSIQUINHAS NATALINAS QUANDO É FESTA DO NASCIMENTO DE DEUS.

TER FÉ NA RIQUEZA É QUANDO AS COISAS APERTAM E PASSA-SE A TER FÉ EM DEUS, MAS É IGUALMENTE QUANDO ESTE NÃO SE REVELA, POIS QUEM NÃO PLANTA A HORTA NÃO COLHE O FRUTO.

NAVEGAR POR REMANSOS COM ALMAS DE TEMPESTADES INTERNAS É COMO ANDAR SOBRE AS SERPENTES INQUIETAS E, NO ENTANTO, DISTRAÍDAS...

O BLUES É UMA MÚSICA QUE USA O TEMPO E AS CURVAS DO "SPIRITUAL LIFE" COMO SÍNCOPES DE ALGO TÃO PROFUNDO QUE CRIA LAÇOS COM RAÍZES AS MAIS PROFUNDAS DE "SOUL", A ALMA, POR ISSO TALVEZ TENHA SIDO O GRANDE MOVIMENTO NEGRO NA MÚSICA NO SÉCULO XX NOS EUA EM TODOS OS TEMPOS...

POR ESCOLHA OU POR FALTA


Vai que nos dizemos a falta do que não era, o plano americano de tomada de cena
Ou mesmo o átomo espiritual na tampa de um refrigerante...

Quem fosse o outro a moeda sincera de nós mesmos, o alterno, o quem diria ser
Quando não somos sequer o toque silencioso, mesmo que o pássaro não nos deixe ver!

Não haveria lógica maior no discurso, ao intervalo de se respirar ao menos no intervalo.

Pudera, os jovenzinhos não saberão da ciência sibilada e grande como o gesto da serpente
Quando dá espaço para que um imenso dragão assuma a dianteira do que é por escolha
Na falta do que não é dito, pois Deus é apenas um pouquinho à frente de toda essa sedimentação da dita "escolha compulsória".

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

SERMOS MUITO BONS POR VEZES, EM LOCAIS ONDE O HUMANISMO NÃO É "PONTA DE LANÇA", É DESPERDIÇAR A CAMARADAGEM...

A CELEUMA DA EXCLUSÃO POR VEZES SE DÁ NO PRECONCEITO CONTRA CLASSES, MESMO DE UMA MAIS BAIXA PARA OUTRA FAVORECIDA POR SORTE OU GANHO.

NORMATIZAÇÕES DE ORDEM MATERIAL E PROGRESSÕES ESPIRITUAIS DE ESCOPO PERMANENTE SÃO TRILHAS QUE PERFAZEM O LADO CONSTRUTIVO NO VIÉS MATERIAL E DA BONDADE HUMANA NO VIÉS ESPIRITUAL.

A EQUALIZAÇÃO DO COMPANHEIRISMO MÚTUO POR VEZES ENFRENTA RUIDOSOS PERCALÇOS, MAS VAI DA HABILIDADE EM SE SUPOR QUE SEJA A VIDA SEJA SIMPLES NA SINCERIDADE AGREGARÁ CADA VEZ MAIS COMPANHEIROS NA OBRA COMUM...

FAZERMOS OU ESQUADRINHARMOS AS VERDADES RELÂMPAGOS QUE SE SUCEDEM É MAIS DO QUE UM ENSINAMENTO A NÓS MESMOS.

A PRÁTICA CLÍNICA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL É COMO ALGO SAUDÁVEL E SEM MEDIDA DIANTE DO DESAFIO HUMANO.

SABER DA AUTOANÁLISE É COMO SE AUTO PRESCREVER UM PROCESSO DE CURA, QUE PORVENTURA, SE FOR PRAZEROSO, DURARÁ A VIDA INTEIRA, POSTO PODER SER A PRÁTICA COTIDIANA DO EXERCÍCIO INTELECTUAL, DEPOIS DA PRÁTICA DA EXISTÊNCIA COTIDIANA DE FATO, NO CONTATO COM OUTROS SERES HUMANOS E SUA SOCIALIZAÇÃO.

SE A DISCIPLINA É UM DOS CAMINHOS DA PAZ E DA LIBERDADE, NÃO EXISTE DISCIPLINA EM UM REGIME MILITAR.

DUAS COISAS SÃO EXISTENTES E CONCRETAS: A DEMOCRACIA E A TIRANIA. UMA DÁ A PERMISSÃO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO SINCERA E SAUDÁVEL, A OUTRA TOLHE, PROÍBE E CENSURA.

POR LIVRE ASSOCIAÇÃO, A AUTO ANÁLISE É TAREFA TÃO DISPOSTA QUE NADA NEM NINGUÉM FREIA A SUA PRÁTICA, MESMO QUE CONCOMITANTEMENTE O FREIO DA LÓGICA ABRA O SISTEMA DE FORA, QUANDO INTERPRETA-A, A COMBINAÇÃO DE PALAVRAS, NA CONSECUÇÃO DA TAREFA DO INSIGHT QUE PORVENTURA É RECRIADO A CADA PASSO NO ANDAMENTO DA DITA LÓGICA INCONSCIENTE.

SAIR DO UNIVERSO FREUDIANO E VETORIZAR OUTRAS FRENTES DE CONHECIMENTO É MAIS DO QUE SALUTAR, POIS DÁ RESPIROS MAIORES E MAIOR ESPAÇO NA VITALIDADE DO SER.

ALGO COMO UM VISCO POR VEZES SE NOS ACOMPANHA EM DETRIMENTO DE POUCOS PONTOS CIRCULARES NA ESFERA DOS MERIDIANOS DAS RUAS, MAS A COMPLETUDE DO MOVIMENTO DO TAO E SUA AMPLIDÃO ENERGÉTICA EQUILIBRA A FONTE MESMA DO CONHECIMENTO PRÁTICO, QUANDO VOLTAMOS A UMA FORMA ORIGINAL E SUBLIMAMOS A ATITUDE VESTIDA NO PENSAMENTO INCORRETO.

A VERDADE NÃO SERIA TÃO IMPLICÍTA EM UMA QUESTÃO DE VIDA, MAS POR VEZES TEMOS QUE ESTAR PARTICIPANDO DE UMA QUESTÃO QUASE MORAL EM VIDA COM OUTROS QUE PRESSUPONHAM OUTRAS VIDAS, POIS UM BOM MILITAR SEMPRE DEVE DAR SUPORTE A SEUS GUERREIROS...

UM VERDADEIRO COMBATENTE TEM QUE POSSUIR UMA BOA BASE, NA PROPORÇÃO E SEGURANÇA DE SEU PAPEL COMO COMANDANTE.

NO COMBATE DE UM, NÃO SE DEVE DEIXAR A BASE MUITO TEMPO, QUANDO O MESMO TEMPO ENCURTA OS MOVIMENTOS, E QUANDO O CERCO DOS INIMIGOS SE ANTEPÕE DE MODO A RESTRINGIR OS MOVIMENTOS DE NOSSAS FORÇAS...

UM HOMEM ENTRANTE NA VELHICE, COM A ALMA LIMPA E PURA DE UM JOVEM, É COISA QUE NA VERDADE, PARA ESSE SER, SE TORNA UMA QUESTÃO QUASE SAGRADA DA EXISTÊNCIA.

A DEMOCRACIA SE TORNA MAIS CONCRETA COM A LUTA BRAVA DE SEUS COMANDOS MAIORES NO SOLO DE QUALQUER PÁTRIA EM QUE SE REJA A DENOMINAÇÃO DESSE TIPO DE MODALIDADE POLÍTICA.

Vínculos afetivos como os da ternura, camaradagem, amizade, sem objeto sexual, apontam para a sublimação como relações humanas. Interesses humanitários, amor universal, inspiração artística, obra literária, sem repressão, apontam para a sublimação como criatividade.

Freud descreveu como atividade de sublimação principalmente a atividade artística e a investigação intelectual. Diz-se que a pulsão foi sublimada na medida em que ela é desviada para uma nova meta não sexual e visa objetos socialmente valorizados”.

Basicamente, para haver sublimação será necessário que o instinto se dessexualize ou perca a agressividade e se subordine à disciplina do Ego sem, entretanto, estar reprimido e sim livre para a criação.

Fenichel coloca no item sublimação todas as atividades capazes de fazer cessar o móvel do perigo, ou seja, cessação daquilo que se rejeita, constituindo-se em defesas bem-sucedidas. No entanto, desejos já reprimidos no inconsciente (recalcados, diriam os franceses) não poderiam ser sublimados e daí por que a sublimação haveria de ocorrer antes de qualquer repressão. Ainda é pouco conhecido o malabarismo que o Ego faz para que isso possa acontecer.

Reparação é o que dá “grandeza” à personalidade, pois essa reconhece no outro atributos que merecem respeito e encaminham o sujeito para uma boa relação humana. Trata-se de uma defesa de crescimento do Ego organizada de modo lento e por meios de valores como o da gratidão.

Laplanche e Pontalis chamam a atenção para equívocos no uso do termo “projeção”. Muitas vezes ele é usado em lugar de “transferência”, quando se diz: “Ele projeta a imagem do pai sobre o patrão”; outras vezes é usado em lugar de “identificação”, por exemplo, quando se afirma que La Fontaine “projetou”, nos animais de suas fábulas, sentimentos e raciocínios antropomórficos.

No estudo da regressão deve-se ter especial atenção ao seu comportamento chamado fixação. Regressão e fixação são “almas gêmeas”. Fixação seria uma tendência de se manter cristalizados, ou cronificados, fantasias, sentimentos ou condutas referentes a determinadas épocas do desenvolvimento psicológicos neuropsicomotor, libidinal e social, ditos regressivos. Juntos, fixação e regressão constituiriam perigos ameaçadores ao desenvolvimento afetivo-sexual iniciado no nascimento. Com a fixação, exigências de gratificação imaturas e infantis são encontradas no comportamento do adulto.

culture

As origens da religião: como surgiu e por quê? - Maestrovirtuale.com

culture

História da Escrita - Toda Matéria

culture

Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre 

O RETIRO DE UMA LÁGRIMA


Tentes ser algo de monta, algo que sinta ao menos algo
Ou que algo não sejas, mas que faças que jamais tenhas
Que ser a parafernália tão crua de teus planos
Naquilo da imersão de uma estrutura do ser que não seria
Na plenitude de verter quiçá o sal de uma lágrima no poente da hipocrisia...

Não que não se tente, mas a verve do que não seja
Não era o ponto de se ter a anuência da descoberta
Mas, outrossim, o ponto que não segue marcando distância
No nascente de um dia, quem sabe, um dia não ruim
E que não encerre aquela página do ontem que não parecesse simples.

Decorre circunstância similar, mas ater-se ao factual de uma desdita
Por vezes é apenas a faculdade de saber escutar a história de outrem
E não verdadeiramente viver o improvável na própria veia
Quando descobrimos vertentes quase inumeráveis no tempo em que certo registro
Fica de mão certa no leito do saber como legado de que algo – ou aquele algo – já foi dito...

Mas se encontrasses com teu eu mais proximal, quem o saberia, senão o outro
Que te perfaça o viés do concordar-se com a vida mais simples de não se complicar
Quando o que nos espere não seja apenas a inquietação de um simples dia no seu começo
Ou no notívago ato do término da noite, na preparação para o ato do descanso
Quando - a se repetir - o simples seja aquilo que melhor perfaça vinte e quatro horas.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

NÃO SE DESLOQUEM AS CENSURAS POR VIÉSES QUE NOS PREOCUPEM DENTRO DA QUESTÃO ONDE O NOSSO EGO SEJA O PARÂMETRO DOS ENUNCIADOS DA FALTA.

O SIGNIFICADO DE UM ÍCONE DE SACRALIDADE COMO A CRUZ POSSUI SUA VERSÃO HISTÓRICA ANTERIOR À RELIGIOSIDADE MESMA DO CRISTO.

ALGUNS ÍCONES SIMBÓLICOS E ATÁVICOS NAS CULTURAS, POR VEZES NÃO SÃO TÃO BELOS COMO UM IDEOGRAMA GENEROSAMENTE DESENHADO COM A ARTE DO GESTO.

O PLANTEL DE UMA EQUIPE NOVA É COMO A ABERTURA DOS SERVIÇOS DE VERÃO.

A VIDA NÃO É MAIS UMA QUESTÃO DE ACHAR QUE ALGO NÃO ESTARIA CONFORME COM A EXPECTATIVA QUE SE CRIE A PARTIR DE UM NOMEADO ZERO.

FOCAR NO TÉRMINO DE UMA JORNADA É PREPARAR O SILÊNCIO DE UMA NOITE MAIS REPLETA...

TROCANDO EM MIÚDOS, MAIS UM DIA SE DÁ COM MISSÕES QUE POR DEVER OU TRABALHO CUMPRIMOS, MESMO QUE ALGUNS RESULTADOS VENHAM A DAR NOS COSTADOS DE ALGUMA FRUSTRAÇÃO.

A MENTE COMANDA O CORPO, E SEM ELA NÃO PERLABORAMOS SEQUER UM PENSAMENTO COERENTE.

MÚSICAS COMO "O PAPA É POP" CRISTALIZAM O PRECONCEITO ONDE A IGNORÂNCIA E SEUS MONÓLITOS DE CHUMBO CRISTALIZAM E CRIAM RAÍZES CULTURAIS NO SER, DERIVATIVOS SOMBRIOS DA INDÚSTRIA CULTURAL HEDIONDA.

A CONTRA-ESPIRITUALIDADE REVELA A SEXUALIDADE MAIS BRUTA, E A ESPIRITUALIDADE REFINA O AMOR...

A "ABERTURA DA GRANDE PULSÃO DO ID COLETIVO" EXPÕE AS VÍSCERAS DO SISTEMA.

A "NOVA POSSIBILIDADE", POR VEZES É A IDEALIZAÇÃO NA IMPOSSIBILIDADE CONCRETA...

UM PEQUENO EXCERTO, OU A PULSÃO DE MORTE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO


               Seria leviano afirmar que tudo estivesse tão nos conformes ou que as sociedades estejam “resolvidas plenamente...” Aqueles que falam bastante sobre o comportamento humano, por vezes falam o que realmente acontece nos porões do inconsciente de certas coletividades, ou mesmo do que está acontecendo no vetor das sociedades contemporâneas, especialmente no mundo onde os "mais espertos" sabem melhor o que seria a projeção de vida, sabendo no entanto que lidam com problemas os mais variados, tais como a ilicitude penal, os decorrentes aforismos das questões sobre a existência e uso de hormônios, a ingerência das drogas, e alguns outros "perfis de comportamento", como nas relações onde a atração pelo sexo oposto é muito daquilo de se “saborear o tesão do perigo". No significado concreto da pulsão de morte, o outro se coloca na questão da natureza da mulher, o homem se projeta na realidade feminina, e o "outro feminino" sói se recostar na vanguarda do perigo, esclarecendo que na realidade mais pungente seja melhor e mais prazeroso estar com alguém que ofereça riscos, do que com alguém que seja comportado, ou seja, um bom homem ou uma mulher que se almeje conhecer que seja amorosa ou simplesmente verdadeiramente companheira, que não afete o andamento das coisas dentro da sociedade onde vivemos: com sua ética, suas leis e modalidades coerentes de conduta.

               Os filhos desse outro e "oposto ser", as gerações que se sucedem dentro da selva em que se tornou o sistema capitalista, as derivações e o “oculto auto-revelador”: esse exército de gente que vive no "limbo ativo" das ditas sociedades, ou "clãs" que se organizam, o perigo de se estar com alguém que se deseja com a motivação de se estar desejando o citado perigo é mais frequente em certas "classes comportamentais" do que efetivamente crer que existiria um amor maior no planeta, posto nas nações emergentes de terceiro mundo, ou mesmo na questão mais ampla do Ocidente, as coisas não procedem tão bem quanto se esperasse que continuariam se processando como se as citadas inquietações funcionassem melhor sem essa adaptação quase compulsória ao se atrair pela vida do crime, ou outras modalidades com perigos similares, como a subversão, o terror e as modalidades de traição a algo ou a alguém dentro do escopo simples e contraditório de fazê-lo pelo ato em si, com motivação derivativa ideológica, religiosa ou meramente imoral, esta última lugar comum pela citada atração pelo ato ilícito. 

             O coleante volutear do sexo aviltado pelo desconforme parece mais plausível do que aquilo que a previsibilidade encaixasse no viés da novidade, porquanto Eros, ou instinto de vida, esteja mais "silencioso" do que nunca, posto que a foice da morte já venha embalada para presente, com ou sem camisa de vênus... Mas, em virtude da realidade ocidental e da confluência das guerras em lugares do planeta, a pulsão de morte se torna viés em que a tenacidade em se prosseguir tendo atração pelo perigo enquanto forma e função se torna a razão da existência de bons soldados e guardiões da obviedade em se prosseguir, paradoxalmente, vivendo. No entanto, certos padrões de violência, principalmente urbana, se tornam tão banais que a vida humana acaba se tornando uma mera mercadoria de troca, onde verdadeiras forças dão o impulso para que a bola de neve vá ficando cada vez maior...

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

A VERACIDADE DE UM HOMEM SE DÁ OBVIAMENTE NA VIDA DE UMA RESTAURAÇÃO DE ATITUDES, NEM QUE PARA ISSO UM GRUPO NÃO SEJA TÃO CRÍVEL DE SER POSSÍVEL NAS PIORES CIRCUNSTÂNCIAS.

A SEVERIDADE DE ALGUNS BONS RELIGIOSOS POR VEZES É TALHADA A FERRO E A FOGO.

EM RELAÇÃO À PÁTRIA, NADA SERIA MELHOR DO QUE O EVITAR-SE DE COMETER O ERRO QUE FATALMENTE COMETEMOS NO MAR DA INSENSATEZ.

A MENSAGEM DEMOCRÁTICA SEMPRE É SUPERIOR ÀQUELA QUE SUPERLATIVA A PREDOMINÂNCIA DO ATRASO POLÍTICO.

A VIDA É TÃO INTERESSANTE QUE AS FALAS POSSUEM A VIDA DE CADA QUAL.

POR VEZES UM QUASE PARLAMENTO SE DÁ EM UMA ASSEMBLEIA DE COMUNS.

HÁ CERTOS PRECEITOS REGULATIVOS QUE NÃO INFEREM CONCORDÂNCIAS PROPOSITIVAS.

OS RUÍDOS DE ERROS COMETIDOS NOS ATOS QUE FALHAMOS NA FALA POR VEZES SÃO PASSÍVEIS DE POUCO REMENDOS...

A VANTAGEM DE SE SUPOR EM DESVANTAGEM É SABER QUE POR VEZES A VITÓRIA É MAIS DO QUE IMINENTE.

A TERNURA FEMININA É O AMPLEXO DA VIRTUDE, MESMO QUE O PERFIL NÃO SEJA EXATAMENTE SUAVE, MAS A EXISTÊNCIA DA MULHER, PURA E SIMPLESMENTE, RENOVA A ESPIRITUALIDADE DA PRIMAVERA.

ALGUMAS REUNIÕES REUNEM GENTE QUE QUER SE TORNAR UM POUCO DESAFEITA COM PESSOAS E ATITUDES, MESMO QUE A COISA NÃO ENCONTRE O PARADOXO DE SE TER EQUANIMIDADE EM TODA A SITUAÇÃO...

QUALQUER MOVIMENTO É UM MOVIMENTO DE ALTERNOS, QUANDO CONFRONTADOS DOIS DELES, MAS EM UNÍSSONO É UM MOVIMENTO COMPARTIDO.

O HOMEM PODE AMAR SOBRETUDO A DEUS, MAS É PARA REGAR A RAIZ E MANTER A PLANTA COM A VIDA QUE CONFERE A EXISTÊNCIA NATURAL.

A VERTENTE QUE PERPASSA A CORRENTE DE UM GRUPO, SEJA A CORRENTE POSITIVISTA OU NÃO, PERFAZ QUIÇÁ A SEMÂNTICA ENERGÉTICA QUE FUNCIONA MELHOR NO ÂMBITO DAS POLARIDADES...

NA CONDUÇÃO DE UM CAMINHAR, O PENSAMENTO E VIVÊNCIA COTIDIANOS IMPÕE CERTAS REGRAS INELUDÍVEIS.

A MODALIDADE TEORÉTICA É UMA FORMA CABAL DE SE PASSAR O TEMPO FOCADO, MAS SERÁ NA PRÁTICA QUE AS COISAS DÃO O INSUMO NECESSÁRIO AO PRÓPRIO ATO DE TEORIZAR.

A CONSECUÇÃO DE UMA ÁRDUA TAREFA, QUANDO FACILMENTE CONCLUÍDA NA TENTATIVA, MAS NÃO OBTIDO O RESULTADO ALMEJADO, É UMA PREPARAÇÃO ONDE A DIPLOMACIA REGE A ATITUDE FRENTE A POSSIBILIDADES ONDE O TEMPO É SENHOR DA QUESTÃO...

O LIVRO "O NÉCTAR DA DEVOÇÃO" É O SUMMUM BONUM DA CIÊNCIA DE DEVOÇÃO A DEUS, OU DA PRÁTICA DA BHAKTI YOGA.

ANTES DE TUDO, UM DEVOTO EM "MADHURYA" NÃO DEVE ESQUECER DA SUA RASA TRANSCENDENTAL DE AMOR CONJUGAL A DEUS, E MESMO QUE AME A OUTREM, JAMAIS ESTARÁ LONGE DO SEU GRANDE AMOR, QUE É ALGO MAIOR DO QUE A SUA PRÓPRIA VIDA E A SENDA MATERIAL E ESPIRITUAL NESTE MUNDO, POIS TUDO DE PRESENÇA JAMAIS SE IGUALA AO TODO QUE ESTÁ PRESENTE ATÉ MESMO EM UM INSIGNIFICANTE SER...

OBVIAMENTE UM AMOR REAL, OU "REAL LOVE" ATRAIRÁ A INVEJA D@S PORC@S CHAUVINISTAS QUE NUNCA FORAM CAPAZES DE AMAR.

RETIRAR UM BOM TEMPO DE UM NOVO DIA NÃO SERIA APENAS A VISÃO MARAVILHOSA DO CÉU DE BRIGADEIRO, MAS IGUALMENTE VER QUE NO SOLO MAIS SECO NOVOS SERES PIPOQUEM NA VIDA DO HOMEM QUE GOSTA DE ESTAR EM BOA COMPANHIA, E NÃO APENAS AO OLHAR DAQUELES QUE GOSTAM DE COMER ALGO COMO IDEIA DE CHISTES, OU VER NA GARRAFA QUE TAMPARA MOTIVAÇÃO PARA SUBTERFÚGIOS DA OFENSA...

NÃO IMPORTA ONDE ESTAREMOS GEOGRAFICAMENTE NO AMANHÃ, O IMPORTANTE É DEIXARMOS NOS LEVAR PARA ONDE SEJA, MESMO QUE PENSEMOS EM DISTÂNCIAS E FRONTEIRAS, NO MAR QUE POR VEZES NOS SEPARA DE OUTROS CONTINENTES, ESSE MAR QUE POR VEZES TOCAMOS, QUAL ÁGUA QUE TRANSPORTA A NOSSA ALMA, PARA ONDE O NOSSO OLHAR SE ENCONTRE COM NAVEGAÇÕES ÀS CENTENAS, MESMO QUE NÃO AS VIRMOS...

FLORES NEGRAS


Flores negras de um chão moreno
Qual perfaçam a trajetória de uma formiga
Ao dia que vem de roldão, a se predizer uma terça
Nas vestes serenas de um orvalho, logo de manhã cedo.

Flores rubras, aljavas de ombros nos sótãos soturnos
No que vêm igualmente nos pés das flores outras
Como na grama pintadas as flores amarelas e as brancas
Como quiçá fossem outras, no verde do mato que verte a cor da esperança.

A estrela do dia anterior, vênus, já dera mostras da presença no céu negro
E trilhou o seu caminho para esconder-se por detrás da arquitetura do homem
Qual não fosse, uma grande companhia que não perfaz os dias apenas
Mas que, na próxima noite, estará em algum lugar do céu sinalizando a direção do olhar.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

O NACIONALISMO NÃO DEVE JAMAIS SER CONFUNDIDO COM NADA, MAS DENTRO DO ESCOPO DEMOCRÁTICO, SIM, COM SUAS CONQUISTAS E AMÁLGAMAS DENTRO DO ESCOPO DA RIQUEZA DA NAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO MAIS IGUALITÁRIA DAS SUAS RIQUEZAS, OU NA PROPORÇÃO EM CONCEDER ACESSOS MAIS FACILITADORES, PRINCIPALMENTE NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO, E AO TRABALHO, PROPRIAMENTE BEM DITO.

A RECONSTRUÇÃO VEM DO UNÍSSONO, PORTANTO SEGUE SEMPRE UMA UNIÃO CONCRETA.

UMA NAÇÃO SE RECONSTRÓI NO SEU PRÓPRIO PRESSUPOSTO DE UM SLOGAN CONCRETO VIRADO REALIDADE, POSTA A INTENÇÃO E SEUS PROGRAMAS EFETIVOS PARA ISSO.

NÃO HÁ ADMOESTAÇÃO CULTURAL, MAS SIM IMPOSIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE PARENTESCO A QUE AS "CRIANÇAS" PASSEM A BEBER DO "NÉCTAR DAS FACILIDADES..."

NÃO HÁ PORQUE SE UTILIZAR DA REEDUCAÇÃO, POIS ESSE CONCEITO JAMAIS EXISTIRÁ, NÃO HÁ E NÃO DEVE, POIS A RELEITURA DE NÓS MESMOS É ALGO QUE O FAZEMOS NA ORLA DE NOSSA CONSCIÊNCIA, E ISSO É TAREFA DA DITA CONSCIÊNCIA, MESMO QUE TENHAMOS QUE ENCONTRAR SOBERBAS DE CUNHO QUASE TERAPÊUTICO.

A ESFERA INCONTINENTE DE UMA ESFEROGRÁFICA ESBOÇA GARATUJAS NO ESPELHO DE CADA UM, POR VEZES, MAS QUANDO A LINGUAGEM RACIONALIZA OS ROMPANTES, A SINCERIDADE DOS ATOS FALHOS SE TORNAM FACTUAIS DENTRO DAQUELAS GARATUJAS INICIAIS.

A SOBRIEDADE DE UM ALCOÓLICO É UMA CONQUISTA DE APENAS 24 HORAS, A CADA DIA, A CADA PASSO QUE DÁ, O TEMPO QUE REMONTE A TRAJETÓRIA NÃO IMPORTA, POIS UM VETERANO É IGUAL A UM NOVATO.

VIVER E DEIXAR VIVER É O LEMA DE BONS COMPANHEIROS NA VIDA...

O APELO ÁUDIO-VISUAL É ALGO TÃO SURPREENDENTE QUE NOS TIRA A ATENÇÃO ATÉ MESMO DE ESTUDOS POUCO COMPLEXOS...

APESAR DE VERMOS TANTA VIOLÊNCIA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DEVEMOS FILTRAR TUDO ISSO COMO SIMPLES FICÇÃO, SENÃO ENTRAREMOS NA ILUSÃO CONSTRUÍDA PELA INDÚSTRIA CULTURAL, E O NOSSO COMPORTAMENTO ESTARÁ SENDO MODIFICADO PELAS DEMANDAS DESSE FRUTO DE MERCADO.

QUEM VIVE PARA PRATICAR O BEM NUNCA É VENCIDO PELO MAL.

PUDERA, QUE CADA QUAL SEJA RESPONSÁVEL POR SEUS ATOS...

UM HOMEM QUE NÃO TEM CULPA NÃO CAI EM LUGAR NENHUM.

O ESTAMENTO DA REPRESSÃO PODE SIGNIFICAR CONTEÚDOS PROJETADOS, QUANDO ESTA ACONTECE EM NÍVEIS DE TODA UMA SOCIEDADE OU NAS TENDÊNCIAS A UM TOTALITARISMO REFLEXO, POIS POR VEZES ALGUMAS CRIAÇÕES OU PONTOS DE VISTA COLOCADOS EM PRÁTICA CONTRA O AUTORITARISMO OU IDEÁRIOS EXCLUDENTES, ACABAM POR SE UTILIZAR DA MESMA MOEDA, COMO NA COLOCAÇÃO DE QUE QUANDO O FERRO FERE ALGUÉM SERÁ FERIDO ESSE ALGUÉM QUE FERIU DA MESMA FORMA: COM OUTRO FERRO, OU SEJA, IRRACIONALMENTE, COMO SE UMA "VIOLÊNCIA" PUDESSE SER COMBATIDA COM OUTRA, MESMO SEM O ANTEPARO DA LEI, QUE APENAS A UTILIZA PARA FREIAR E CONTER A MESMA, E NÃO PARA DAR A LARGADA PARA QUE A ESCALADA DE VIOLÊNCIA OCORRA ENTRE GRUPOS RIVAIS OU COM DIFERENÇAS IDEOLÓGICAS SEM O ANTEPARO DE UMA JUSTIÇA MAIOR, EM UM EXEMPLO MAIS DO QUE EVIDENTE DA PULSÃO COLETIVISTA DA MORTE.

A formação reativa muitas vezes é consciente, caracterizando-se por ser uma intolerância desproporcional à causa. As pessoas que propõem a ser sensores de filmes, teatros, livros e revistas geralmente conciliam a repressão e a satisfação dos desejos, pois podem ver a obra proibida e, ao mesmo tempo, manter o seu controle moralista, condenando-a.

Não confundir racionalização com pensamento racional (de raciocínio): o pensamento racional chega a “razões boas” (justas) e a racionalização chega a “boas razões” (justificativas) para explicações do que é feito. Os comportamentos ou pensamentos socialmente inadequados são os que mais necessitam de racionalizações.

O raciocínio deve estar sempre acima da racionalização, distinguindo verdade e mentira, pelo que a razão cria a esperança da justiça. Ao contrário, com a racionalização explicamos nossos piores vícios em casa, na rua, na escola e no trabalho, pois, para o racionalizador, “os fins justificam os meios”. Os psicanalistas, em tom jocoso, dizem que racionalização é uma mentira inconsciente que se opõe no lugar que se reprimiu...

O GRÃO PARTIDO POR VEZES NÃO PODERÁ JAMAIS SER COLADO, MAS HÁ DE SER RETIRADA UMA NOVA SEMENTE DO SACO DE SEMEADURA...

FINCAR-SE NA CRENÇA DE SUPERESTRUTURAS QUE "FUNCIONEM" É UM TIPO DE RACIONALIZAÇÃO, ONDE POR VEZES AQUELA ENGRENAGEM, NÃO PROPRIAMENTE DENTRO DE NOSSO PRÓPRIO UNIVERSO SISTÊMICO, SEJA UM CONTRAPONTO ESSENCIAL À COMPREENSÃO DE UM LADO DE NÓS MESMOS QUE OCULTAMOS DENTRO DAS PROFUNDEZAS DO INCONSCIENTE, TRANSFORMANDO ESSE CONSIDERADO LIXO SEM TAMANHO UM EMPECILHO PARA QUE POSSAMOS FAZER FLORESCER JUSTAMENTE UM ASPECTO O MAIS PRECIOSO, POR VEZES, DE NOSSA EXISTÊNCIA.

Racionalização não é invenção consciente de motivos e sim escolha inconsciente, na qual algumas justificativas são selecionadas e outras, inaceitáveis, são jogadas ao limbo do esquecimento. Uma forma peculiar de racionalização é a intelectualização, pela qual, com muita teorização, conhecimentos, especulações, tenta-se entender ou negar um conflito, sem propor ou aceitar mudanças.

A COMPREENSÃO DO DESEJO PODE SER QUE ELE É ALGO INTERMINÁVEL, BEIRANDO UM TIPO DE UTOPIA, COM SEU UNIVERSO PRÓPRIO E, PARA ALGUNS, O GOZO SERIA ALGO ALÉM DELE E, PORTANTO, UM TIPO DE MORTE DO DESEJO, PREPARANDO O CAMINHO PARA UM OUTRO A.

psychoanalysis

 Desejo Segundo Lacan - Psicanálise em Formação

O desejo pode ser entendido de duas formas: a primeira, bastante ampla, refere-se ao anseio, ao querer, à aspiração, à cobiça, consciente. A segunda, forma restrita, refere-se ao desejo como matéria prima das emoções em que está fortemente ancorada a pulsão sexual inconsciente.

Com as fantasias os negadores colocam-se no lugar dos artistas de cinema e televisão e das heroínas dos romances e novelas. Mas um pouco de fantasia é estimulante para as lutas diárias. Na vida adulta até pode corresponder a possibilidades factuais. Sonhar é o primeiro passo para a conquista do desejado. Sonhar com o pé no chão, ensinam os sábios, pois as fantasias, se excessivas e ingênuas, prejudicam o ajustamento à realidade e trazem amargas decepções.

domingo, 15 de dezembro de 2024

MIRÍADES


Abre o espaço seu turno
E vê, em seus portões cinzéis de alabastro
Um túnel de gente, os tonéis e as toneladas...

Vê coisas o espaço, objetos, vê o que não aparece,
Ou um relógio que registra a leitura facial e se esconde,
Ou o nano-brinquedo-drone teleguiado pelas veias com um vírus letal
Ou mesmo um gás planejado para ser usado nos rigores de uma triagem do inseticídio!

Vê outras coisas, um bracelete negro cheio de músculos de alpargatas azuis
Ou mesmo o produto que não foi inventado, vê o nome do esquizofrênico virar remédio
Ou mesmo um bilionário virar produto farmacêutico na contramão da história...

O que não vê sequer sairia propriamente, vê um objeto de borracha com rodas na pronta entrega
Ou mesmo algo que vibre mais profundamente um afeto de encomenda
Tal o húmus de fato que brote de mais uma tentativa derradeira
De se obter o kundalini serpentino de mais um gozo na altura normal...

E vê gestos de criança sabendo apenas a inocência de uma família regrada
Em que seus pais, quase sérios, ainda pertencem a uma família regada...

METÁFORA AVESSA


O codinome de um beija-vento carrega a flor de seu nome
Antes que quase tudo fosse possível ao sul do Equador,
Mas que, refeita uma singular hora, depois de outras mais singulares,
Ou menos, tanto faz, posto serem frações velozes e tépidas do tempo,
Refeita a singular maneira de uma reforma de se ver a própria veia
Não verteria a verve da verdade mais do que a página que outrora vivenciamos...

Alguns autores usam mais o termo “repressão” em sentido amplo, deixando ao leitor a curiosidade de entender as nuances do significado.

Quando exacerbada, a atividade repressora poderá compor sintoma ou uma doença. Ela é típica dos estados histéricos. Como exemplo, temos o da emoção alterada diante das situações inocentes, por exemplos: a pessoa não chora durante uma morte significativa, mas entra em choro convulsivo diante de uma cena “água com açúcar” da telenovela.

A partir da repressão surgem “freios emocionais poderosos” como o pudor, a vergonha, a repugnância, normas morais, questão de gosto, atividades artístico-culturais, pesquisas cientificas, interesses intelectuais, religiosos e até as diversas formas de psicoterapias pedagógicas e normativas. A repressão está visceralmente incluída na pauta comportamental do homem civilizado. Ela é inevitável, necessária e indispensável para a estruturação do desejo humano.

Num primeiro momento Freud dizia que o reprimido seria o protótipo do inconsciente, para mais tarde retificar e concluir que nem tudo que é inconsciente é, obrigatoriamente, reprimido. Também, num primeiro instante, a repressão foi usada por ele como protótipo de defesa, para depois se tornar apenas uma das modalidades de mecanismo de defesa. A ideia de que a repressão fosse responsável pela angustia foi refeita, para em seu lugar, permanecer a definição de que é a angustia que produz a repressão.

UM EXEMPLO DE AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO AFETIVA VERBAL ENTRE CASAIS SE DÁ NO FILME "GHOST", ONDE QUANDO A MULHER DIZIA AO SEU ESPOSO QUE O AMAVA, ELE APENAS RESPONDIA: "IDEM".

AS PESSOAS BOTAM UMA CORTINA QUE IMPEDE POR VEZES A SIMPLES EXPRESSÃO DO AFETO, POR VEZES POR MEDO DE REJEIÇÃO, OU EM OUTRAS POR PERCEBEREM QUE O ANALISTA ASSUME UM PAPEL DO GRANDE OUTRO, ONDE AS INIBIÇÕES EM SE PROJETAR FIGURAS MAIS CONHECIDAS, A TRANSFERÊNCIA POR VEZES AUSPICIOSA PARA QUEBRAR ESSA BARREIRA OU TIMIDEZ AINDA NÃO TENHA OCORRIDO NO PAR ANALÍTICO.

Do ponto de vista das emoções do paciente, a indicação mais típica de resistência será notada quando o paciente comunica verbalmente, mas existe uma ausência de afeto. Suas observações são secas, insípidas, monótonas e apáticas. Tem-se a impressão de que o paciente está alheio e desligado do que ele está relatando. Isto é particularmente importante quando a ausência de afeto diz respeito a fatos que deveriam estar cheios de profunda emoção. Em geral a inconveniência da emoção é um sinal bem impressionante de resistência.

EM UMA REALIDADE AUMENTADA, NÃO ESBOÇARMOS RESISTÊNCIA AO TERAPEUTA É APENAS NOS PERMITIR ESTAR DANDO JUZ AO TRABALHO DO PROFISSIONAL, POSTO ESTARMOS PAGANDO POR UM TRABALHO DE UM ESPECIALISTA QUE APENAS DISPÕE DE SEU TEMPO PARA CURAR AS NOSSAS PATOLOGIAS PSÍQUICAS, ESPELHADAS NAS MAIS DIVERSAS INQUIETAÇÕES DE ORDEM EXISTENCIAL OU ESPIRITUAL.

A VISÃO DETERMINISTA DO COMPORTAMENTALISMO, OU BEHAVIORISMO, COMO É CONHECIDA A GRANDE ABORDAGEM DA TERAPIA DA PSICOLOGIA NOS EUA, É MAIS REDUCIONISTA DO QUE UMA ABORDAGEM MAIS DE INTROSPECÇÃO ESTRUTURALISTA DO EU PARTICULAR DO OUTRO, COMO NO CASO DE LACAN, OU NA SIMPLIFICADA ABORDAGEM DO DIVÃ FREUDIANO E SUA INVESTIGAÇÃO ACURADA DO INSONDÁVEL INCONSCIENTE HUMANO.

Uso de chavões, termos técnicos ou conversas vazias é um dos sinais mais freqüentes de resistência. Isso geralmente indica uma fuga das imagens vividas e evocativas da linguagem pessoal de um indivíduo. Seu objetivo é impedir uma comunicação revelada pessoalmente.

A DIALÉTICA DA NATUREZA ENCONTRA NESTA O ESPÍRITO COMO MOLA MESTRA DE SUA CONCEPÇÃO INDIZÍVEL DE UMA "VERDADE SUPREMA", PONTO FINAL DE UM TRABALHO ACERCA DA INVESTIGAÇÃO DOS SERES, MAS AFEITA A MUDANÇAS PAULATINAS E ETERNAS NA CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL DOS HUMANOS...

O MATERIALISMO DIALÉTICO ENCONTRA SUA MAIOR CONTRADIÇÃO SITUACIONAL NA DISSOCIAÇÃO ENTRE MATÉRIA E ESPÍRITO: A "ENERGIA E O ENERGÉTICO".

SOMOS NÓS, OS SERES, E O "EU MAIOR", A NATUREZA, QUEM SABE, QUE DELE FAZEMOS PARTE, E POR ISSO NÃO ESTAMOS SOZINHOS, POIS NOS INTEGRAMOS À NATUREZA, NÃO PROPRIAMENTE COMO ESSA PALAVRA INFERE QUASE LIMITADAMENTE, MAS NOS "SINTONIZAMOS" A ELA, EM UM MOVIMENTO DINÂMICO QUE POR VEZES É CONSONANTE, E EM OUTROS É ALTERNO.

HÁ RANCORES TÃO GIGANTES CAUSADOS POR CAUSA DO DINHEIRO QUE OS ATOS QUE OS VITIMADOS DESSES RANCORES QUE FIZERAM OU DERAM APOIO A UMA MELHORIA OU A SE VENCER O SOFRIMENTO, POR VEZES SEQUER SÃO LEMBRADOS, POSTO EM INQUIETAÇÕES DA ORDEM FINANCEIRA CONFUNDE-SE "VIDA" COM BENS MATERIAIS: ISSO É O QUE SIGNIFICA A ESSÊNCIA DA GANÂNCIA, QUE GRASSA POR TUDO E TODOS NO CAPITALISMO SELVAGEM.

A FLOR QUE NÃO ESTAVA NO PRADO


Vestirias um rumor que não estarias no jardim
Posto em um campo grande, quiçá o pampa o saiba
De alagadiços que te perfizeram em outros dias
Posto saibas que o arroz plantado não vingue em outro dia...

Saibas do alimento, que te tornarias um fruto grande, um útero de esperança
De que as guerras não subsistam, de que ao menos o tempo de um dia não seja
Aquilo de que por vezes o quinhão que merecemos nos dias, saibamos, o espírito de um irmão
Mantém-se mais desperto, posto o silenciar dos ventos, o trazem – inconsútil – na presença nossa...

UM SER HUMANO QUE NÃO TENHA ENCONTRADO COMUNHÃO COM A NATUREZA, EM VISTA DE LUZES MAIORES PODE FINALMENTE ALCANÇÁ-LA.

UM SIMPLES MOVIMENTO DE UM "SER DA NATUREZA" PODE INDICAR A DIREÇÃO A QUE TENHAMOS QUE SEGUIR, POR VEZES EM CONFORMIDADE COM OUTRO E COM OUTRO, A PROSSEGUIRMOS EM NOSSA JORNADA, ENTRARMOS EM ALGUM LOCAL, OU SERMOS MAIS SERENOS PERANTE A EXISTÊNCIA MESMA DESSA REALIDADE.

OS PÁSSAROS QUE ANUNCIAM A PAZ FICAM MAIS EM REVOADA NOS DIAS EM QUE TEMOS QUE AGIR PARA QUE AQUELA ACONTEÇA.

A PAZ PODE SER ANUNCIADA PELO SIMPLES VOO DE UMA BORBOLETA...

QUANDO UM HOMEM AMA A LIBERDADE ACIMA DE TUDO, VÊ NA LIBERTAÇÃO D@ OUTR@ SUA MAIOR SATISFAÇÃO...

sábado, 14 de dezembro de 2024

O CODINOME DE UM PENSAMENTO LIVRE É VOO SOBRE A CORDILHEIRA DE UMA CONSCIÊNCIA LIBERTA DAS AMARRAS...

UM DIA MEDITATIVO É A HORA CERTA DE SE FAZER UM INTERVALO NECESSÁRIO ENTRE A AÇÃO NA INAÇÃO E A INAÇÃO NA AÇÃO...

PAVLOV FALA SOBRE O CONDICIONAMENTO HUMANO E SUA QUESTÃO BEHAVIORISTA, MAS NENHUMA ESPÉCIE NO PLANETA ESTÁ ATIVA TODO O TEMPO.

UM HOMEM, QUANDO SE TORNA UM TIPO DE COBAIA DE SI MESMO OU DE UMA SITUAÇÃO, APENAS ESTÁ EXPERIMENTANDO EM SI AÇÕES QUE EMPIRICAMENTE FAZ ACONTECEREM PARA QUE APRENDA COM A MESMA EXPERIÊNCIA PARTICULAR.

DORES RECORRENTES NO CORPO POR VEZES SÃO FRUTOS DA ESTAFA MUSCULAR, RESULTADO DE TRABALHOS EXCESSIVOS SEM DESCANSOS PERIÓDICOS.

NA CIÊNCIA MÉDICA DE TRATO MENTAL, POR VEZES UM MEDICAMENTO TRABALHA PARA QUE O PACIENTE FIQUE ORIENTADO AO TEMPO CERTO EM QUE A AÇÃO DO MEDICAMENTO O COLOQUE EM RECUOS NECESSÁRIOS, DEMANDANDO ACRÉSCIMOS DE ENERGIA CONSECUTIVOS AO DESCANSO, E MERECIMENTO DE DISPOR DO TEMPO HÁBIL PARA ISSO.

PRESERVAR TUDO AQUILO QUE EFETIVAMENTE NOS DIGA RESPEITO É MAIS IMPORTANTE DO QUE AQUILO AO QUAL CONFERIMOS UMA IMPORTÂNCIA QUE NÃO MERECE TANTA ATENÇÃO...

POR VEZES, MESMO QUANDO QUEREMOS COMBATER POR VONTADE OU ROTINAS DE SEMANA, HÁ PERÍODOS OU DIAS QUE DEVEMOS NOS FREIAR UM POUCO, BAIXAR A CABEÇA E MEDITAR EM COISAS QUE NOS FAÇAM FICAR TRANQUILOS, COMO UM ESTUDO, UMA EXPRESSÃO OU UM SERVIÇO OUTRO QUE NÃO SEJA POR VEZES UMA LUTA INGLÓRIA...

O "FAZER USO DE ALGO" É UMA QUESTÃO DE PREFERÊNCIA, MAS ALIAR-SE AO FORNECEDOR DA SUBSTÂNCIA USADA, QUANDO ELA FAZ MAL AO SER HUMANO COMO UM TODO, PORVENTURA SEQUER SEJA UMA ATITUDE SENSATA, OU JUSTA PERANTE O CITADO SER HUMANO, OU VÍTIMA EM QUESTÃO.

O SUBSTRATO DA COCA ACABA VIRANDO A ENFERMIDADE PSÍQUICA.

HÁ DIAS QUE DEVEMOS DESCANSAR, OU AO MENOS DEITARMO-NOS UM POUCO PARA RECUPERAR A ENERGIA.

O PIQUE DOS "LIGADOS POR SUBSTÂNCIAS" PÕE À PROVA O PIQUE DOS "CARETAS"...

INEQUIVOCADAMENTE, POR VEZES O CANSAÇO FÍSICO NOS DERRUBA UM POUCO, MAS É NESSAS HORAS QUE DEVEMOS NOS ACOSTAR NO LEITO PARA RECUPERAR AS FORÇAS, E NEM POR ISSO ESTAREMOS INTELECTUALMENTE AUSENTES.

CONSTRUIR UMA OPÇÃO CORRETA EM RELAÇÃO A UMA INTENSA DIFICULDADE É FAZER O MOVIMENTO CONTRÁRIO, NAS VEZES EM QUE NOS VALEMOS DE FORÇAS OPOSTAS PARA NOS AJUDAR A COMBATER AS DIFICULDADES OU DIREÇÕES QUE SE NOS APRESENTAM.

EM MEIO A DIVERSAS DIFICULDADES, POR VEZES TOMAMOS UMA ATITUDE NEGATIVA EM RELAÇÃO A ELAS, COMO A PASSIVIDADE OU FALTA DE CORAGEM EM ENFRENTAR, MESMO SABENDO QUE ALGUMAS NOS COLOCAM EM CONDIÇÕES DE SERMOS DESTITUÍDOS DE ALGO QUE ANTES NOS FAZIA PARTE INEQUÍVOCA, OU AO MENOS PENSÁVAMOS ASSIM, DE NÓS MESMOS.

O DIA DA JUVENTUDE


Enaltecer caminhantes com seus andores da juventude
Ou criar as flores na tela de uma pintura com matizes da primavera
Poderiam ser recursos para se ver que o tempo reside nos tecidos da vida
E que seres os mais vários alcançam a pátina do caráter da experiência...

Vigora na pátria uma trilha nada efêmera de um cristal moreno
Qual semente que plantamos e que viceja no frescor da planta
A ver, seríamos mais belos quando jovens, ou as nossas rugas
Não contariam a nós mesmos diante do espelho simplesmente que vivemos?

Por hora seríamos outros se o passado não existisse mesmo quando crianças
Ou, quem sabe, o que diriam os passantes do tempo quando prerrogativas outras
Não tecessem alguma desdita afora do semblante noturno de alguém...

A vida não disporia silêncios maiores do que a alfombra de nos escrutinarmos
Quanto de sabermos o mínimo de uma questão quiçá paralela
Ao encontro que dela façamos quando acendemos a letra para esquecer da frase!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

ENQUANTO A POESIA CANTA NAS MÃOS DO POETA, A IMAGEM DE BRONZE DE DEUS ESTÁ AO SEU LADO...

PODE-SE CONCEBER DEUS COMO UM CONJUNTO DE LEIS CÓSMICAS E MUTÁVEIS, COMO A IMUTABILIDADE DA VERDADE SUPREMA...

NENHUMA CLÍNICA PERMITE QUE ENTREM DROGAS ILÍCITAS EM SUAS DEPENDÊNCIAS, COM RISCOS A PENALIDADES CRIMINAIS A SUAS EQUIPES...

A VIVÊNCIA E BUSCA DO ACADÊMICO EM RELAÇÃO AO SEU SABER É SEMPRE PROGRESSIVA, QUANDO O ESTUDANTE MANTÉM-SE FIRME NO SEU PROPÓSITO E PROSSEGUE EM SEUS ESTUDOS, DIA APÓS DIA.

A FISSURA DA DROGA CAUSAVA FISSURA ATÉ EM FREUD, PELO MENOS ENQUANTO A USOU.

NÃO SE POSSA EXIGIR QUE CERTAS ALIANÇAS QUE SIGNIFIQUEM A CONCESSÃO COM ILICITUDES OU DROGAS PARA PERMANECER ESTABELECENDO LAÇOS COMERCIAIS COM CERTOS PAÍSES SEJA JUSTO COM A SAÚDE MENTAL DE MILHARES DE BRASILEIROS...

ESTAR EM SERVIÇO DENTRO DO ESCOPO DE UMA FUNÇÃO QUALQUER É UM MODO DE SE PRATICAR A VIDA DENTRO DO ESPECTRO DA POSSÍVEL RELIGIOSIDADE...

INFELIZMENTE POR VEZES UM HOMEM SE FRUSTRA AO SABER QUE A SUA ÚNICA SAÍDA PARA EVITAR ESTAR SEXUALMENTE COM UMA MULHER QUE AME, SERÁ A SAÍDA À SUA SUBLIMAÇÃO NO PLANO DAS IDEIAS, OU CONSTRUINDO UM SABER QUE MUITOS FAÇAM UM BOM PROVEITO, OU UMA BOA VALIA.

MANTER-SE VIGILANTE NA CRÍTICA NÃO É COMBATER UMA IDEIA, MAS REFORÇÁ-LA EM SEUS ASPECTOS POSITIVOS...

A ÚNICA FORMA DE EVITARMOS O PRECONCEITO É ENSINAR AOS IRMÃOS QUE TAMBÉM PASSAM POR ISSO ALGUMA CIÊNCIA QUE ENSINE ALGO, OU SEJA, UM FUNDAMENTO DO CONHECIMENTO HUMANO, DENTRO DO ESPECTRO RELIGIOSO, IGUALMENTE, OU NÃO.

A ÚNICA ARMA EFETIVA QUE RETIRA O EXCLUÍDO DA MISÉRIA É O SABER, OU A FORMAÇÃO CONTINUADA E ACADÊMICA, OU SEJA, A ESCOLA FAZ O PROFISSIONAL.

MUITOS COMANDANTES NÃO PERTENCEM À ESFERA DAS RELAÇÕES CARNAIS "AMOROSAS", POIS ISSO É TAREFA DE QUEM POSSUI A SEGURANÇA INSTITUCIONAL DE MANTER SEGURAS SUAS "FAMÍLIAS"...

A IMAGINAÇÃO É ALGO QUE NÃO EXISTE COMO REALIDADE DE FATO...

LUIS CARLOS PRESTES MANTEVE-SE INDEPENDENTE APESAR DA INFLUÊNCIA, PODER E ESTRUTURA DE TODO UM PARTIDO. TALVEZ ELE ESTIVESSE ERRADO, OU TALVEZ NÃO TENHA SIDO APAGADO DA MEMÓRIA DA HISTÓRIA JUSTAMENTE POR ISSO...

NEM TODOS OS PARTIDOS TÊM TODA A CIÊNCIA DO PLANETA...

A TEORIA EVOLUCIONISTA ESPIRITUAL DOS KARDECISTAS CONTRARIA A EMANCIPAÇÃO DO SER OUTRO, ALÉM DOS HUMANOS, PARA SABERMOS QUE O SER COMO TOTALIDADE PERFAZ A NATUREZA ESPIRITUAL, E A MÍMESE DO ESPÍRITO SE DÁ AQUI MESMO, MESMO QUE ALGUNS AINDA PERMANEÇAM COMO "FANTASMAS" NA TERRA.

TUDO O QUE SE COLOCA EM UM PERIÓDICO É PROBLEMA DE QUEM ESCREVE A PERIODICIDADE DE SEUS EXCERTOS.

FAÇA A TUA CAMA E DEITE-SE NA TUA CAMA, POIS CERTAMENTE ESTARÁS "BEM ACOMPANHADO". hic.

QUANDO NO FINAL DO DIA A NOITE SE NOS APRESENTA NO CÉU COM AS CORES DA TEZ ENEGRECIDA-AZULADA DE KRSNA, ISTO É SUMAMENTE AUSPICIOSO PARA TODO O DEVOTO PURO...

A MENSAGEM PERTENCE AO MEIO E ESTE PERTENCE A UM AUTOR, DADA A MENSAGEM IGUALMENTE POR ELE OU NÃO...

POR VEZES SOMOS IMPELIDOS A NOS DEFENDER, E PARA ISSO TER BOAS IDEIAS É COISA EXTREMAMENTE SAUDÁVEL.

O RECUO NECESSÁRIO RESIDE NAQUELE DIA EM QUE AS COISAS SE PRECIPITARAM DE TAL FORMA QUE SEJA IMPOSSÍVEL COMBATER, MAS O RETORNO DO SOLDADO AO FRONT SE DARÁ NO OUTRO DIA, POIS NENHUMA DIFICULDADE É MAIOR DO QUE AQUELA EXTREMA DE PICOS ELEVADOS OU GRAUS SUBSTANTIVOS...

A ESCOLA É ABERTA PARA QUEM QUER APRENDER E POR VEZES A PROXIMIDADE COM ALGUÉM DE EXPERIÊNCIA GRANDE É MUITO AUSPICIOSO PARA AQUELE QUE SE PERMITE APRENDER.

JAMAIS SE DEVE ESQUECER DE UM ERRO COMETIDO, QUANDO O COMETEMOS AO MENOS DUAS VEZES...

O RETORNO AO QUARTEL PELO OFICIAL É PARA TROCAR MENSAGENS PARA A TROPA E LIDERAR ESTRATÉGIAS ATÉ QUANDO SE FIZER NECESSÁRIO AO FECHAMENTO DE MAIS UM DIA DE LUTA.

UM MILITAR EXPERIENTE SABE DE SEUS LIMITES, E COMO CAMINHAR SUAS PERNAS NA JORNADA DE UMA LINHA QUE TEM QUE TRANSPOR NO TÉRMINO DE UMA BATALHA, ATRAVÉS DA PRÁTICA COTIDIANA DE EXERCÍCIOS REGULARES, FORA DO ESCOPO DA GUERRA.

HÁ MOMENTOS EM QUE ALGUNS OFICIAIS DEVEM DEMONSTRAR ALTOS GRAUS DE BRAVURA E EXTENUAR-SE ATÉ O LIMITE NAS LINHAS DE FRENTE, PARA QUE OUTROS PELOTÕES MAIS DESCANSADOS POSSAM ARREMENTER COM A FORÇA TOTAL E DERROTAR SEM PIEDADE TODOS OS INIMIGOS, NÃO DEIXANDO UM PARA CONTAR HISTÓRIA.

QUANDO HÁ MUITA INCIDÊNCIA DA COCA, O POVO SUFOCA SEM SABER O QUE FAZER QUANDO NÃO É USUÁRIO DESSA SUBSTÂNCIA.

JAMAIS SE PODERÁ AMAR MAIS DO QUE JÁ AMAMOS UM DIA POR VEZ.

TUDO É CONSONANTE COM O GESTO, NÃO O NOSSO, MAS O DA NATUREZA, PELO MENOS ENQUANTO É DIA CLARO.

AQUELE QUE JAMAIS SOBE A ESCADARIA DOS REMORSOS NÃO CAI NUNCA...

A TÉCNICA DA VERDADEIRA GUERRILHA ENCONTRA NA PAZ SEU MAIOR OBJETIVO.

QUANDO SE PENSA QUE ALGUÉM QUE ESTEJA NO MESMO LUGAR QUE VOCÊ É UM INIMIGO, PENSE QUE SÃO PARCEIROS AQUELES QUE PREZAM DA PAZ DE DEUS.

A FRAQUEZA DOS GUERREIROS DESESPERADOS OS TORNAM MAIS AGRESSIVOS, POR NÃO SABEREM AO CERTO O QUE FAZER COM SUA PRÓPRIA DERROTA.

A QUÍMICA É UMA DAS ARMAS MAIS COVARDES DE QUE SE TEM NOTÍCIA NA HUMANIDADE...

POR VEZES CERTOS HOMENS DE LUTA TÊM QUE POSSUIR ESTÔMAGO DE BARATA, POIS COMEM LIXO E PAGAM CARO POR ISSO.

O CIDADÃO DE RUA NÃO PODE ENCONTRAR MUITAS VEZES A TRANQUILIDADE QUE UM LAR PODE OFERECER, PORQUANTO RESGUARDO E PORTO SEGURO DENTRO DA NORMALIDADE QUE SE QUEIRA DO CITADO "LAR".

O EXÉRCITO DOS SUBVERSIVOS À ORDEM DEMOCRÁTICA ENCONTRA NA ADICÇÃO SUA MAIOR ALIADA.

POR VEZES A CRIATURA "ALUCINADA" PELO PEIOTE GOSTA DE CHAMAR UM CIDADÃO "CARETA" DE LOUCO.

A ERA TRUMP QUIÇÁ SEJA AQUELA ONDE CERTAS DOBRADINHAS JÁ VÊM ENSAIADAS PELA OCASIÃO, ESPECIALMENTE NA AMÉRICA LATINA.

MINAR AS PESSOAS MAIS CONSCIENTES COM DROGAS ERA UM ARTIFÍCIO AMPLAMENTE UTILIZADO PELA CIA NOS ANOS DE CHUMBO.

POR VEZES A DROGA ESTÁ INSERIDA NOS DOCINHOS MAIS COLORIDOS...

A SÍNTESE REZA MELHOR AO QUE VIEMOS, NA CRENÇA DO QUE PARTA A SER MAIS DE ESPERA À ESPERANÇA, DO QUE PROPRIAMENTE A ATITUDE DO AMOR FORJADO.

MAIS DO QUE UMA PERFORMANCE DE ATITUDES ESTÁ A SOLICITUDE DA AÇÃO.

O VIÉS IMAGINATIVO POR VEZES NÃO PASSA ALÉM DAS FRONTEIRAS DE CERCAS QUE NOS IMPOMOS DESDE A INFÂNCIA.

A REDESCOBERTA DE NOSSO MAIS ÍNTIMO SER SUPLANTA INQUIETAÇÕES QUE RECORREM NAS SOMBRAS DE NOSSAS DÚVIDAS INTERNAS.

O SOL NASCENTE


Todos os seres, os pássaros em revoada, as pequenas formigas
Tudo perfaz o sol que não vemos por vezes no nascente
Mas que na noite anterior fora o poente mesclado com as chuvas
Que sempre ocultam sob a cor plúmbea escura o tom das luzes...

Não fosse por isso, quiçá não estarmos tão dispostos na primeira hora da manhã
Já nos dispomos logo após, qual peões em um tabuleiro onde recomeça um jogo
À profusão de palavras já renovadas em nossa sintaxe de equações simples
Onde uma noite de bom sono nos dá a salvaguarda de viver do melhor modo
.

De dias a dias a contenda dos impropérios se dá por vezes,
Mas quando reiteramos a Paz como algo de extrema propriedade
A realidade já nos conforme, e que tenhamos mais de se falar do que propriamente o real
Quando o simples sonho de estarmos vendo o nosso quinhão do ser se torna crível.

E estando com a sintonia à Natureza, e igualmente àquela do Sol,
Veremos que o céu está azul pela beleza da luz e da cor infinita
Pois infinitos serão nossos sentimentos, já que de manhã as coisas
Estão mais descansadas na alfombra mesma de nossas rotinas e destinos paulatinos...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

O "USO" NÃO IMPORTA TANTO PARA A SOCIEDADE, MAS POR VEZES UM "CERTO NEGÓCIO" É QUE PEGA MAIS EMBAIXO...

MUSK É O ÚNICO HOMEM QUE POSSUI BILHÕES E BILHÕES, E ISSO IMPORTA MAIS DO QUE A VIDA DE UM ÚNICO SER HUMANO?

A SIMPLICIDADE DE UM HOMEM DO POVO É TÃO SINCERA POR VEZES QUANTO A "PERTINÁCIA" DA ARROGÂNCIA DO RICO...

SÓ QUEM TEME A PRÓPRIA AUSÊNCIA DE LUCIDEZ, SEQUER ESBOÇA A RAZÃO...

POR VEZES O DIA PARECIA MAIS DIFÍCIL, MAS HÁ INTERVALOS DO DIA EM QUE OS REGISTROS DO MESMO REVELAM QUE O DIA É MAIS FÁCIL, MESMO FRENTE AOS SEUS DIFÍCEIS DESCAMINHOS.

A VERDADE EM QUE UM SE RESSINTA DE QUE A VIDA NÃO SEJA EQUACIONADA PELO MODO CERTO É RESSONÂNCIA DE RUÍDOS COM ECOS INACABADOS...

A CONSECUÇÃO DA FALA DE LIDERANÇAS CAPITAIS DE UM GRUPO É AQUILO QUE OS TESTEMUNHOS DE QUEM SERVE COM ZELO ENCONTRA NA RESSONÂNCIA IDEAL PARA O PROSSEGUIMENTO NO MESMO SERVIÇO, POSTO QUANDO VOLUNTÁRIO SONANTE COMO UMA SINFONIA COM COMEÇO, MEIO E FIM...

A FRATERNIDADE É UMA RELAÇÃO RECÍPROCA ENTRE IRMÃOS, E SEMPRE HAVERÁ IDIOSSINCRASIAS PARTICULARES EM RELAÇÕES DESSA NATUREZA.

AMANHÃ SERÁ UM LINDO DIA, COMO DIZIA GUILHERME ARANTES...

QUANDO UM HOMEM ESTÁ EXTENUADO, POR VEZES SEU ELÃ DE RECUPERAÇÃO EM RELAÇÃO AO SOFRIMENTO DO OUTRO É MAIS RARO, MAS ESTE ENCONTRARÁ NO GESTO MAIS RÁPIDO DE SUAS PERCEPÇÕES IMEDIATAS E SUA FACULDADE DE MEMÓRIA EXPLICITAR AO MENOS UM POUCO DA HISTÓRIA DE UM DIA.

A CADA INFORMAÇÃO REVELADA, SUTILMENTE HÁ LETRAS QUE OCULTAM SIGNIFICADOS OUTROS QUE OS CÓDIGOS DE INTERPRETAÇÃO NÃO SUBENTENDEM TODA A TOTALIDADE DE UMA VERDADE.

ESTAREMOS MAIS E SEMPRE VIVOS PORQUANTO SOMOS SERES QUE SENTEM COM OS PRÓPRIOS PENSAMENTOS...

O DIÁRIO DE UM DIA SERÁ DADO NO START DA SEMANA, A CADA DIA MAIS DIFÍCIL, POIS É NAS EXTREMAS DIFICULDADES QUE OS VERDADEIROS GUERREIROS ESCREVEM SOBRE AS MESMAS.

O ENCONTRO COM UM COMPANHEIRO QUE JULGÁRAMOS MORTO, É MAIS DO QUE UM GANHO ESPIRITUAL, POSTO VIDA CONCRETA, MESMO QUE AQUELE AINDA ESTEJA SOFRENDO UM MAL PELO QUAL TENHA DURAMENTE SOFRIDO.

O HERMÉTICO DISCURSO QUE RETIRA A ALFORRIA DE NOSSO SOFRIMENTO DARÁ A VOZ ÀQUELE MAIS SIMPLES DE UM OUTRO DIA ONDE AS NOSSAS CARGAS EMOCIONAIS NOS DÃO O ALENTO DE ESPERANÇA QUE TEMOS POR POSSUIR: PARA SEMPRE!

NEM TODOS OS CRISTÃOS LEVAM AO PÉ DA LETRA UMA ÚNICA SÍLABA DAQUELE QUE NOS SALVOU...

POR QUE TEMEREMOS UMA JORNADA SE POR VEZES ALGUNS RUIDOSOS DISCURSOS NA REALIDADE SÃO SINTETIZADOS EM OUTRAS SINTONIAS?

HÁ DIAS DE RESCALDO ONDE TODAS AS DIFICULDADES HUMANAS PARECEM QUE RECAEM SOBRE OS NOSSOS OMBROS, E É NESSAS HORAS QUE DEVEMOS NOS AJOELHAR PARA QUE A CARGA SE ESPALHE PELAS PERNAS E NOS DÊ UMA TRÉGUA PARA OS OUTROS DIAS...

A REVITALIZAÇÃO DE UM SER HUMANO POR VEZES É MAIS PRÁTICA DO QUE UMA TEORIA ONDE NEM TUDO O QUE APRENDEMOS SERÁ DITO NA PRÓXIMA PÁGINA...

CABE A NÓS SERMOS MEROS INSTRUMENTOS DE DEUS, APENAS ISSO...

AO "POLITICAMENTE INCORRETO", QUE ISSO SEJA MOTIVO DE INVESTIGAÇÃO.

AO "POLITICAMENTE CORRETO" JAMAIS DEVEM SER DADAS REGALIAS COMO A PERMISSÃO À ILICITUDE OU TIPOS DE PRIVILÉGIOS OUTROS QUAISQUER DENTRO DA ESFERA LEGAL, QUAL NÃO FOR APENAS O INDISPENSÁVEL MATERIALMENTE PARA PROSSEGUIR EM SEUS HONESTOS SERVIÇOS, SEJAM ELES PÚBLICOS OU PRIVADOS.

EM ÉPOCAS DE SEDIMENTAÇÃO DEMOCRÁTICA OU DE CRISES DESSA NATUREZA, QUALQUER TIPO DE ESPIONAGEM COM FINS SUBVERSIVOS DEVE SER COMBATIDA COM AS FORÇAS DA MANUTENÇÃO DA ORDEM, NOS SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA COMPETENTES PARA TRABALHOS DESSA NATUREZA.

TODO O LUGAR POSSUI SUAS REGRAS, SEJA UM TEMPLO, UMA EMPRESA OU UMA ESCOLA, MAS QUANDO DENTRO DESSES LOCAIS ALGO AFLIGE A SOCIEDADE EM SEU MEIO EXTERNO POR VEZES HÁ QUE SE FAZER UMA INSPEÇÃO RIGOROSA NAS DEPENDÊNCIAS DO LOCAL.

A PREPARAÇÃO DE UMA LINGUAGEM SOB AS ORDENS VERNACULARES, SEMPRE VAI DE ENCONTRO ÀS RAÍZES SEMÂNTICAS DE NOSSO PRÓPRIO IDIOMA.

POR VEZES UM AGENTE DA LEI TEM QUE ESTAR PREPARADO PARA TODA A FORMA DE VIOLÊNCIA, REAGINDO À ALTURA.

O "MALVADO" POR VEZES É ARROGANTE POR ESSA CONDIÇÃO, E QUER APARENTAR SER MALVADO COMO UM MACHO QUE QUER MOSTRAR A UMA FÊMEA NO REINO ANIMAL QUE SABE CAÇAR MAIS DO QUE UM OUTRO "ESPECIMEN".

A INFORMAÇÃO, NA FORMA DE OPINIÃO, QUANDO SINCERA, É ESTAMENTAL, MESMO DÍSPARE OU COM GRAUS DE COMPLEXIDADE, POSTO POR VEZES O VIÉS MAIS ERUDITO NÃO SERIA COMPREENDIDO FORA DESSA ESFERA, MAS QUANDO A LINGUAGEM ABRACE A TODOS, A VEIA DA ERUDIÇÃO PODE ALCANÇAR GRANDES E PEQUENOS.

news

 Ódio, desinformação e pulsão de morte: o lado sombrio do bolsonarismo | Revista Fórum

AS VEIAS DA FÉ


Rotores indizíveis de contendas não nos diluam
Quanto de saberes outros, quais incandescentes lavas
Perfaçam caminhos de crenças todas as que valeriam
O esforço em uníssono de sermos com a pedra de Pedro!

O rumorejar de ventos outros que nos trouxessem outrora
As pátinas de faróis rutilantes do ouro de um carmesim de Minas
Navegaria o barco silencioso por mares que não cessariam das orlas
Quanto da fé não disporíamos mais um minuto se não fosse o espírito!

Força suprema, bendito sejamos todos os que oramos perante o alto
Na comunhão de santos e santas, no oratório que rogamos na invocação
Perante o Cristo que salva, a todos os que estariam conosco sempre
E que, fartamente, deixaram as memórias nas alcatifas do nossos semblantes atônitos...

A mais se por dizer, que nos faltaria se não fora momentos solitários
Onde o homem se encontra com suas próprias veias, e escreve da tinta de seu sangue
Para que outros testemunhem seus sacrifícios, e mais do que suporia um momento sequer
A navegação ancoraria tênue e silenciosa com o sorriso de olhar frente à poesia!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

POR UMA QUESTÃO DE ECONOMIA NACIONAL EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO NA SAÚDE MENTAL, O COMBATE CONTRA AS DROGAS É SEMPRE BEM-VINDO, FELIZMENTE, POIS EM UM REGIME DE REDUÇÃO DE PERDAS NÃO PODE SER TOMADA A ATITUDE NA PONTA, QUANDO AS ENFERMIDADES PSÍQUICAS JÁ ESTÃO INSTALADAS DE FORMA MASSIVA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

QUEM SERÁ QUE SABE O QUE É UMA DROGA: O TRAFICANTE OU O "USUÁRIO"?

INFELIZMENTE, A ZOEIRA DO VERÃO PROMETE MUITAS DROGAS, PRINCIPALMENTE NO LITORAL BRASILEIRO.

A CIA DÁ A PERMISSÃO, MAS A DEA A QUESTIONA...

NO MERCADO NEGRO, AS DROGAS DE DIVERSOS FORMATOS SÃO "MANIPULADAS"...

A QUESTÃO DA RECUPERAÇÃO DA RELAÇÃO ONDE ESTÃO RELACIONADOS OS PARÂMETROS DO CRIME SE DÁ NA JUSTA QUESTÃO DA IDENTIFICAÇÃO DA INTENÇÃO DO DOLO ANTECIPATÓRIA...

A VERDADE MAIS SUTIL NA NATUREZA HUMANA É MAIS DO QUE O QUE UMA APARÊNCIA RUIDOSA PROVOCA NO VIÉS DE RELAÇÕES QUE APARENTEMENTE NOS TRAGAM A NEGATIVIDADE QUE NÃO ESPERÁVAMOS.

O VIÉS DE UMA SOCIEDADE ONDE O INTERESSE ECONÔMICO IMPERE NAS RELAÇÕES HUMANAS É A FRIEZA DE SERMOS IMPEDIDOS DE TERMOS O AFETO SINCERO ENTRE NÓS, POIS QUANDO O VALOR MATERIAL SOBREPUJA O HUMANO, AS COISAS FICAM MUITO MERCANTILISTAS, E TORNAMOS AS RELAÇÕES HUMANAS UMA QUESTÃO DE MERCADO.

SABERMO-NOS COM A CONSCIÊNCIA AFLORADA EM DECORRÊNCIA DA PUREZA DE CARÁTER QUE A SOBRIEDADE NOS CONCEDE, É APENAS VIVER A VIDA DO MELHOR MODO, EVITANDO NOS INTOXICAR COM COISAS QUE CAUSEM RUÍDOS EM NOSSOS COMPORTAMENTOS, ATITUDES E CERTAS AGRESSIVIDADES EM QUE NÃO ENCONTRAMOS A NÓS MESMOS NA SERENIDADE QUE VIRA A CARACTERÍSTICA INTRÍNSECA DE NOSSA RECUPERAÇÃO, E SEUS PROCESSOS.

A CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS NO MUNDO NÃO DIZ RESPEITO APENAS À NATUREZA HUMANA, MAS A TODOS OS SERES QUE COABITAM COM O HOMEM NA TERRA. E ESSE GRAU DE HUMILDADE, DE QUE NÃO SOMOS SUPERIORES NEM À PRÓPRIA MATÉRIA COMPOSTA DA ENERGIA EM MOVIMENTO, É QUE NOS DÁ O SALVO CONDUTO A TERMOS UMA PREPARAÇÃO MAIOR PARA SE VIVER EM UM PLANETA ONDE ESTAMOS ACOSTUMADOS A EXPLORAR A MATÉRIA PARA DELA SUBTRAIR RIQUEZAS QUE MUITAS VEZES DEIXAMOS AO MENOS DE DISTRIBUIR DE FORMA MAIS EQUÂNIME.

A ESPERANÇA É UM TONEL DE CARVALHO ENVELHECIDO PELOS SÉCULOS REPLETO DE FLORES DE PRIMAVERAS...

TANTO O VÉU DO SILÊNCIO QUANTO AS VENTANIAS DOS PROTESTOS URGIDOS FAZEM DO SER HUMANO SER CONVENIENTE OU NÃO NO PRESSUPOSTO DE SEU COMPORTAMENTO POR VEZES NA DESDITA QUE EVANESCE NAS SOMBRAS DO TEMPO...

A PAZ É O FIM EM SI MESMO, E É APENAS ATRAVÉS DELA QUE O SER HUMANO PODE COABITAR COM OS OUTROS MEMBROS DA PRÓPRIA ESPÉCIE.

TODO O SISTEMA POSSUI VÁRIOS OUTROS QUE TENTAM INTEGRAÇÕES SISTEMÁTICAS, MAS NEM SEMPRE RESULTAM EM UM OPERATIVO DE COMPETÊNCIA CABAL.

PRESTAR SERVIÇO A UM HOMEM DE BEM É FATOR FUNDAMENTAL PARA QUE UMA UNIÃO ENTRE OS PARES SEJA POSSÍVEL.

A TROCA DE FAVORES ENTRE FAMÍLIAS POR VEZES OCULTA MUITOS NEGÓCIOS ESCUSOS...

QUANDO UMA FAMÍLIA POSSUI MEMBROS "ELEITOS" POLITICAMENTE PARA SE ACUMPLICIAR COM O CRIME E A CORRUPÇÃO, O ENVOLVIMENTO POR VEZES ABRAÇA A OUTRAS E DIVERSAS ÁREAS ONDE O MESMO CRIME SEDIA SUAS "BASES"...

A OPÇÃO PREFERENCIAL DA IGREJA CATÓLICA PELOS POBRES, CONHECIDA COMO "TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO" É DURAMENTE COMBATIDA POR CERTAS FRENTES REACIONÁRIAS DO FUNDAMENTALISMO EVANGÉLICO, PRINCIPALMENTE DE ORIGEM ESTADUNIDENSE, COM "SUCURSAIS" NA AMÉRICA LATINA...

UM CAPITÃO FAZ A COMUNICAÇÃO ENTRE A LINHA DE FRENTE E OS OFICIAIS E SOLDADOS MAIS SUBALTERNOS.

O BOMBEIRO MILITAR É TÃO ÚTIL QUANTO UM GRANDE PRESTADOR DE SERVIÇOS NA ÁREA DE SOCORRO E SEGURANÇA.

TERMOS A CORAGEM DE NOS ENCONTRAR COM NOSSA ESSÊNCIA É MAIS DO QUE O SUFICIENTE PARA TENTARMOS SER MELHORES DO QUE EM ERAS ANTERIORES DE NOSSAS VIDAS.

A RETROSPECTIVA DE UM ANO SEMPRE É UMA FESTA PLENA DA CIDADANIA INTERNACIONAL, E TUDO O QUE ACONTECEU NO CENÁRIO MUNDIAL MERECE A CONSIDERAÇÃO HISTÓRICA A RESPEITO DO QUE FOI IMPORTANTE PARA O SER HUMANO E SUA CONSTRUÇÃO INEQUÍVOCA, APESAR DAS GUERRAS, DA DEVASTAÇÃO, DA MISÉRIA, E DOS DIVERSOS PROBLEMAS QUE O MESMO SER HUMANO TEM ENFRENTADO POR VEZES DURANTE DÉCADAS A FIO.

O HOMEM CALADO POR VEZES FALA, MAS O HOMEM QUE FALA DEMAIS QUASE NUNCA SE CALA...

EM GERAL, SERÁ SEMPRE NA DEMOCRACIA QUE A MULHER TERÁ MAIS CONDIÇÕES DE LUTAR POR SUA LIBERTAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL NO ESCOPO DA SOCIEDADE HUMANA.

A DEMOCRACIA É VER AS DIFERENÇAS COM O VIÉS DA IGUALDADE.

O CIDADÃO DE RUA É PLENO EM SUA CIDADANIA, SEJA QUAL FOR A CONDIÇÃO, ETNIA OU MODO DE SER.

SHOPENHEUER FALAVA DO DESEJO, MAS O DESEJO DE PER SI NÃO PRECISA DE FILOSOFIA.

A MEDIDA DO TEMPO QUE SE ENQUADRE NA HISTÓRIA DE UM SIMPLES DIA É COMO VOAR ALTO E DAR OS RASANTES QUANDO VEM A NOITE...

QUANDO UM POLÍTICO IMPORTANTE SE RELACIONA COM A CORRUPÇÃO DAS DROGAS, EM GERAL É QUASE INIMPUTÁVEL.

A VANTAGEM DE SE MANTER LONGE DO VÍCIO É NÃO DEVER NENHUM VALOR A NINGUÉM, MUITO MENOS VIRAR REFÉM DA DROGA.

A MEDIDA DO TRABALHO É AQUELA ONDE NOS ENCONTRAMOS COM A SATISFAÇÃO DE CUMPRIR NOSSA MISSÃO DIÁRIA...

A COR DAS FLORES VIOLETAS NO CAMPO É COMPLEMENTAR AO TOM AMARELO DO SOL NASCENTE.

O TRABALHO, APESAR DE SER UMA FORMA DE SE SOLIDARIZAR E APRENDER COM A EMPRESA OU OS COLEGAS, AINDA TÊM FORTE REJEIÇÃO HUMANA POR SER POR VEZES MAIS DURO, OU TER O GANHO MENOR, CONFORME A EXPECTATIVA DO TRABALHADOR.

A EDUCAÇÃO É PRIMOR DA VIDA, MESMO QUE CERTOS ADOLESCENTES PASSEM POR CRISES EM SUAS VIDAS, NO PLANO AFETIVO E ETC, POSTO NA ESCOLA ESTARÃO MAIS INTEGRADOS COM O CONHECIMENTO E A SOCIALIZAÇÃO COM OS COLEGAS E PROFESSORES.

VOLTAR A TER A FLEXIBILIDADE E TENACIDADE QUASE "FELINAS" É TERMOS A CONSCIÊNCIA DE QUE A ALQUIMIA, APESAR DE SER HERMÉTICA, COMO FIM EM SI MESMA DE BUSCA É UMA POSSIBILIDADE CRÍVEL DENTRO DA ARTE DA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA.

FREEDOM IS OUR BASIS MORE IMPORTANT.

ESSE AMOR QUE TEMOS PELOS PÁSSAROS QUE SE APRESENTAM NA ALVORADA, E QUANDO ELES SAEM DO CÉU, VAMOS MAIS TARDE NO MAR E NOS ENCONTRAMOS COM ELES, JÁ MAIS PERTO DAS ROCHAS MARINHAS, JÁ MAIS AFEITOS EM CADA POUSO EM NOSSOS CAMINHOS, ESSES SERES MARAVILHOSOS...

QUERIDA ESTRELA DO MEU CAMINHO, QUEM SABE UM DIA VOLTO A TE ENCONTRAR NO VOO DE MEU OLHAR NOTURNO...

UMA PÁTRIA SE FAZ COM PESSOAS E LIVROS.

NÃO EXISTE SOLIDÃO NAQUELES QUE AMAM LER...

NÃO É QUE O POETA ESTEJA OU QUEIRA ESTAR SÓ, MAS QUER UM DISTANCIAMENTO EM UM SI MESMO POR TODOS OS MARES PARA SACAR MELHOR "SUA VIDA"...

VOOS NOS ENCONTREM E, COMO NA MÚSICA DO POETA, "BLACK BIRD" RESPONDERIA, AO CONTRÁRIO DA MÚSICA: SEMPRE!

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A TAXA DE IMPOSTOS IMPÕE REGRAS, MAS A SUA ADEQUAÇÃO AOS LIMITES DO POVO TRADUZ TOLERÂNCIA ECONÔMICA.

GRÁFICOS APRESENTAM RESULTADOS, E PULAR SOBRE SUAS COLUNAS POR VEZES É APENAS UMA DEMONSTRAÇÃO DA REALIDADE, MAS OBJETIVAR SEUS RESULTADOS, EM OUTROS DE ATUAÇÃO PRÁTICA DEMONSTRARÁ OUTRAS ESCALAS E CONFIGURAÇÕES...

QUANDO O SONO VEM, UM VÉU ACOBERTA UM SONHO DE ANDRÉ BRETÓN.

A MENTE ABERTA É TÃO PRECISA QUANTO A VALIDADE DO LUCRO.

OS PILARES DE TEORIAS ORTODOXAS POR VEZES IMPEDEM AMARRAÇÕES MAIS PRECISAS NOS VIGAMENTOS DA MALHA DO PENSAMENTO.

A BUSCA POR RECUPERAÇÃO DE ALGUMA TOXIDADE É JUSTAMENTE COMPARATIVA À AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO E DA CONSCIÊNCIA, EM UM MOVIMENTO ONDE O TRABALHO DIUTURNO COM A SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL REFAZ A POTENCIALIDADE DO SER HUMANO.

A UNIDADE DO SER É UM CORPO EM UM SÓ ESPÍRITO, CONFORME A PREDIÇÃO DO DOGMA DA IGREJA QUE PEDRO ERGUEU.

MARX ESCREVEU CERTO POR LINHAS CORRETAS.

O SILOGISMO DA ADJETIVAÇÃO É POR VEZES A MÉTRICA DE ALGUMAS RELIGIÕES.

NÃO SE FAZ NEGÓCIOS COM A LIBERDADE, MUITO MENOS COM PROCESSOS LIBERTÁRIOS, POSTO AÇÕES EM ANDAMENTO LINEAR E TEMPORAL.

O VALOR DE UMA MOEDA JAMAIS SERÁ MAIOR DO QUE UMA VIDA...

A VERDADEIRA DIALÉTICA ESTÁ EM COMPREENDER QUE A NATUREZA DELA SE ENCONTRA EM SI MESMA, E NA OUTRA, QUE SEGUE, ADJASCENTE.

NÃO SEREMOS HUMILDES QUANDO SOUBERMOS ENCONTRAR EM QUALQUER SER DA NATUREZA UM IGUAL, MAS QUIÇÁ HISTORICAMENTE SEREMOS UM POUCO DISTINTOS DO COMUM...

NADA NÃO NOS SURPREENDA MAIS DO QUE A ESPERA DE ALGO QUE A ALAVANCA DA HISTÓRIA RESPONDA QUE CONTINUEMOS...

A FORMIGA QUE PROVOCA POR VEZES É A MESMA OPERÁRIA QUE CARREGA...

NÃO ADIANTA ESTAR AFEITOS ÀS GLÓRIAS DE UM NARCÓTICO, MAS ESTAR CÔNSCIO DE QUE ALGUNS EFETIVAMENTE SEDAM...

A VIDA SURPREENDE MAIS DO QUE UMA FESTA EM QUE NÓS NOS ENCONTRAMOS COM O NADA.

FECHANDO A NOITE, O FAROL NOTURNO JÁ EMITE SEUS SINAIS DE QUE UM PERCEVEJO AINDA ESTARIA PLUGADO NA SUA LUZ...

A DIALÉTICA DA NATUREZA NÃO SERÁ O LIVRO QUE NÃO FOI ESCRITO, POIS A PRÓPRIA NATUREZA O ESCREVE DIARIAMENTE...

O SABER ACADÊMICO DOUTRINÁRIO NADA PODE COM O "CIENTÍFICO SABER DO ESPÍRITO DA NATUREZA".

SOLAPAR UMA LÓGICA HUMANÍSTICA É O MESMO QUE TENTAR CONTER A PEDRA COM O MOVIMENTO ESTÉRIL DAS MARÉS...

NÃO ADIANTA NADA FERIRMOS COM O FERRO QUE CREMOS TER NOS FERIDO, MAS APENAS SERMOS HÁBEIS PARA CAMBIAR A DIREÇÃO DO FERRO QUANDO ESTE TENTE NOS FERIR.

A INTOLERÂNCIA SOB AS VESTES DE CETIM É COMO PREGAR UM PREGO COM UM MARTELO DE BORRACHA.

POR VEZES O "MOVIMENTO CONTRÁRIO" É JUSTAMENTE ESTAR DANDO APOIO E AFETO A QUEM ODIAMOS.

NÃO QUEIRAMOS JAMAIS ESTABELECER SINAIS A FAVOR DE MOVIMENTOS DE SEGREGAÇÃO, MESMO QUE ALGUMA DOUTRINA QUE NOS ESCRAVIZE DETERMINE ISSO COMO PONTO FACULTATIVO E EXPRESSIVO DO QUE SE COGITA SER "HUMANISMO".

SENDO O NATAL UMA FESTA CRISTÃ, QUE O ESPÍRITO CRISTÃO QUE IRMANA OS POVOS SEJA A MÁXIMA NESSES PERÍODOS QUE ANTECEDEM A FESTIVIDADE, NO MUNDO CRISTÃO ONDE SE FAZ PRESENTE ESSA RELIGIOSIDADE.

NÚMEROS PODEM SER SÍMBOLOS, MAS SÃO APENAS ISSO, QUANDO ALGUÉM QUER INDUZIR A OUTRO SUA MESMA SIMBOLOGIA.

A TENACIDADE DE UM HOMEM SE DÁ QUANDO DEUS O COLOCA FRENTE A FRENTE COM SEUS GRANDES DESAFIOS...

UM DIA QUE UM ESTADISTA FALTE POR VEZES DÁ À SUA NAÇÃO A EMPATIA NECESSÁRIA À CONSECUÇÃO DE SUAS ATIVIDADES E A CONTINUIDADE DOS TRABALHOS NO ESCOPO DA SUA ADMINISTRAÇÃO E CORPO DE GOVERNO.

A MANUTENÇÃO DA DEMOCRACIA PODE PASSAR POR ACIDENTES DE PERCURSO, POIS ISSO FAZ PARTE DAS RUIDOSAS TRANSIÇÕES OU SEDIMENTAÇÕES DESSE ESPÍRITO - DA DEMOCRACIA - PRINCIPALMENTE EM ECONOMIAS EMERGENTES.

APANÁGIOS DO CÉU


Soturna flor, que te encontres com os teus
Mesmo que na alfombra de teu passado
Não vejas muita esperança de querer ao menos
A veste do amor de que estavas despida
Quando refletiste sobre o espelho a mirada linda...

Passa no céu a nuvem de nossos sonhos
Ou, quem o faça saber, o apanágio de saber quase ao menos
As letras que vertemos nas chuvas, ou o aparente escrutinar semblantes
Mesmo quando o saibamos do nada saber, ou quando o somos um padecimento.

Qual, o sofrimento humano, pudera, são tantos os homens sem teto
Que, outros tantos não padeceriam muito, posto já de terno e gravata
No capital montados, como se o alazão do tempo já não estivesse tão desperto...

Ao ser e ao não ser, somos quiçá o outro daquele merecimento
Na esteira de um produto anunciado, ou mesmo no conteúdo não envasado.

Posto ao menos que fôramos, a um tempo do merecer ou não, ou quem sabe saber um pouco menos.


QUANDO UM SERVIÇO DE APOIO A GRUPOS VULNERÁVEIS SE TORNA PAULATINAMENTE MAIS AMPLO, O PARALELO ENTRE A DIFICULDADE ENCONTRADA E A COMPREENSÃO HÁ QUE SE DAR DE FORMA DIRETAMENTE PROPORCIONAL.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

VINCULAR INTERESSES DE OUTRAS NAÇÕES E SEUS IDEÁRIOS DE NATUREZA POLÍTICA COM A REALIDADE DE UMA NAÇÃO NO MÍNIMO É USAR DE RECURSOS EXTRAS E DESNECESSÁRIOS PARA COMBATER A INDEPENDÊNCIA, A DEMOCRACIA E A SOBERANIA DE TODA UMA PÁTRIA QUE POR VEZES EMERGE DE SEUS PRÓPRIOS CONTEXTOS E DIFICULDADES, BUSCANDO APRENDER COM OUTRAS, MAS QUE DEVE SEMPRE NEGAR OS ATRELAMENTOS ECONÔMICOS DE CABRESTO OU COISAS CORRELATAS.

QUANDO A RAIVA SE TORNA UM MOTOR ACHAMOS QUE PODEMOS TORCER OU TOMAR PARTIDO POR GUERRAS FRIAS OU QUENTES, OU COISAS SIMILARES...

A COISA CONCRETA NÃO É ESTABELECER VÍNCULOS COM DADOS, MAS ESTABELECER SINTONIA COM A NATUREZA E SEUS SERES, AÍ INCLUÍDOS OS HUMANOS, BEM ENTENDIDO.

UM MUNDO NECESSÁRIO É SEMPRE UM MUNDO MAIS SOLIDÁRIO.

A COMPANHEIRA QUE VESTE O HOMEM COM SEU MELHOR CARÁTER SEMPRE SERÁ AQUELA QUE O HOMEM ELEGERÁ COMO SUA DILETA E PREFERIDA, MESMO SABENDO QUE O MUNDO É FEITO DE UMA COLETIVIDADE DE HOMENS E MULHERES QUE SE AJUDAM MUTUAMENTE, CADA QUAL COM SEU PAPEL A SER CUMPRIDO.

O AMOR MAIOR É AQUELE QUE UM HOMEM ENCONTRA NO COLO DE UMA MÃE QUE SENTE NA SUA PRESENÇA A PRESENÇA DE UM FILHO QUE DELA CUIDA, MAS QUE NECESSITA DELA E DE SUA PRESENÇA PELO FATO DE TER O MESMO AMOR, DE TAL FORMA GIGANTE QUE NÃO HÁ SIMILAR NO MUNDO.

NÃO SE VEXA UM SER POR HISTÓRIAS PREGRESSAS, MAS APENAS SE SITUA A REALIDADE NO DIA EM QUE UM ERRO SEJA COMETIDO, SEMPRE ATRAVÉS DE UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO.

A MANUTENÇÃO DA DEMOCRACIA PLENA EM UMA NAÇÃO E O ESPÍRITO DE ESPERANÇA QUE O NATAL TRADUZ NAS FAMÍLIAS DA DITA NAÇÃO, IRMANADAS COM O MUNDO CRISTÃO, É O SIGNIFICADO DE UM PRESENTE QUE NÃO POSSUI MEDIDA, MAS COMEÇO E MANUTENÇÃO, HISTÓRIA E CORAGEM, FORÇA E LUTA...

O EMBLEMA DA CARESTIA É SEMPRE A QUESTÃO QUE NORTEIA OS TRABALHOS EM FAVOR DE SUA SUPRESSÃO, ATRAVÉS DE GOVERNOS DE CUNHO POPULAR, E SUA PREFERÊNCIA PELA QUESTÃO DA POBREZA E AS PERDAS DE DANOS ATRAVÉS DA BOA ADMINISTRAÇÃO DE SEUS CITADOS GOVERNOS.

O HOMEM QUE NÃO NEGA SUA PRÓPRIA EMPATIA À PROBLEMÁTICA DOS PROBLEMAS SOCIAIS, PODE SER UM ÓTIMO VOLUNTÁRIO EM VÁRIOS CAMPOS DE ATUAÇÃO.

NÃO SE NEGA JAMAIS UMA PROGRAMAÇÃO ENFATICAMENTE HUMANA.

O BOM DE ESTARMOS JUNTO ÀQUELES QUE POSSUEM EXPERIÊNCIA DE VIDA E EMPATIA COM O SOFRIMENTO HUMANO, É SABER QUE SEUS ALICERCES, QUANDO FIRMES, AGREGAM MUITO MAIS SABEDORIA A NOSSAS VIDAS DO QUE JAMAIS PODERÍAMOS SUPOR.

SERÁ QUE O BOM ANALISTA SERIA RUIM POR SOFRER COM O SOFRIMENTO DE SEU PACIENTE, OU SERÁ QUE A CONTRA TRANSFERÊNCIA NÃO SEJA ALGO QUE MELHORE A CURTO PRAZO A CONSECUÇÃO DO "PAR ANALÍTICO?"

NÃO HAVERIA UMA VERDADE ENCOBERTA SE NÃO NOS DISPUSÉSSEMOS POR VEZES A EXPOR VISCERALMENTE NOSSA ALMA EM FAVOR DO BEM DE ALGUÉM COM OUTRA REALIDADE FRENTE À NOSSA...

A GARANTIA DA SOBREVIVÊNCIA DO HOMEM EM SEU MUNDO JÁ NÃO É MAIS UMA QUESTÃO MERAMENTE HUMANA, POIS QUEM SEREMOS NÓS, APENAS A ESPÉCIE QUE CONSEGUE DEVASTAR TÃO RAPIDAMENTE A NOSSA "CASA COMUM"?

NÃO SE EQUACIONA A MISÉRIA HUMANA SE NÃO DERMOS FOCO IGUALMENTE NO QUE O PRÓPRIO HOMEM, ENQUANTO ESPÉCIE QUE SE TEM REVELADO IRRESPONSÁVEL, FEZ COM O MUNDO QUE HABITA.

O INTERNACIONALISMO DE TODA UMA QUESTÃO DE VANGUARDA EMANCIPATÓRIA DOS POVOS DO PLANETA NECESSITA DE LUZES FORTES SOBRE AS QUESTÕES MAIS DRAMÁTICAS QUE ASSOLAM OS SERES MAIS VÁRIOS, COMO UM TODO.

NENHUM RUÍDO DE PEQUENOS "MONOS" PODE INTERFERIR NA INDEPENDÊNCIA PÁTRIA DE NOSSO PAÍS.

O PUNGENTE LASTRO FINANCEIRO DOS BRICS É A GARANTIA DE NOSSO PAÍS TER INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA E SUSTENTABILIDADE NA NOSSA BALANÇA COMERCIAL, JUSTAMENTE QUANDO AS INTERFERÊNCIAS NO NOSSO LIVRE COMÉRCIO NÃO SE FIZEREM TÃO PRESENTES QUANTO QUEREM AQUELES QUE DETÉM AS FORÇAS DOS IMPERIALISTAS.

SE O BRASIL CONTINUAR "CAPITULANDO" ÀS INVESTIDAS DO TOMA LÁ DÁ CÁ DO CAPITAL INTERNACIONAL MONOPOLISTA, O VIÉS DA DEPENDÊNCIA CRÔNICA PODERÁ ASSOLAR NOSSA ECONOMIA, CRISTALIZANDO A DEPENDÊNCIA A CURTO ESPAÇO DE TEMPO.

ESCLARECER DÚVIDAS QUANTO ÀS AMARRAS DO MERCENARISMO ECONÔMICO SEMPRE É UMA BENFEITORIA PARA QUEM SABE DESSE PROCESSO USUAL NAS ECONOMIAS COLONIALISTAS.

PODEMOS PENSAR NA LINGUAGEM EM SI, MAS SEMPRE PENSAREMOS ALTO QUANDO TIVERMOS NOS EXPRESSANDO MAIS LIVREMENTE, SEM AS AMARRAS DE SERMOS TÃO LÓGICOS QUANTO O CARTESIANISMO QUE INUNDA A SOCIEDADE DE MERCADO, ASSIM COMO ELA SE NOS APRESENTA: COM SUA EXATIDÃO DE VALORES E CUSTOS BENEFÍCIOS...

TORCER PARA QUE UMA EQUIPE PERCA ALGO OU UMA CONCORRÊNCIA POR VEZES É CONTRAPRODUCENTE NAS VIAS DA PRODUTIVIDADE DE UM COLETIVO MAIOR...

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DÁ SUPORTE MAIS À PREGUIÇA DO QUE AO TRABALHO EM ESSÊNCIA, QUANDO UTILIZADA DE MODO A FAZER O QUE JÁ ESTÁ PRONTO NO USUAL.

A SIMPLES ANUÊNCIA AO QUE NÃO SEJA FACTUAL ABRE ESPAÇO INEQUÍVOCO À CRIAÇÃO FANTASIOSA DE PROPAGANDAS DE ENGANO OU DE MÁ FÉ.

A CONFORMIDADE COM CERTOS TIPOS DE "EXATIDÕES" POR VEZES REMONTA O VIÉS DA INDIFERENÇA.

TODA A EQUAÇÃO A SER RESOLVIDA POSSUI UMA RESPOSTA CORRETA, MESMO QUE PARA OBTÊ-LA O CAMINHO DO CÁLCULO SEJA DIVERSO EM ALGUNS CASOS...

BONS COMPANHEIROS APENAS SINALIZAM O FATO DE QUE POR VEZES ERRARAM COMO NÓS, E DÃO OS EXEMPLOS DE COMO PROCEDERAM, ATRAVÉS DE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS, QUASE SEMPRE PARECIDAS, COMO SANAR O PROBLEMA E RESOLVER OS ERROS COMETIDOS.

SUGERIR O QUE A COLETIVIDADE ACHA CERTO PARA O INDIVÍDUO É PROPORCIONAR O RESPIRO DA DÚVIDA E AS EXPERIÊNCIAS DO ERRO, POIS É ERRANDO MUITAS VEZES QUE SE APRENDE.

A OBEDIÊNCIA ÀS LEIS É UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

QUANDO POR QUALQUER INTERVENIÊNCIA AUTORITÁRIA SOMOS OBRIGADOS A APRENDER ALGO, MUITAS VEZES NÃO APRENDEREMOS SEU CONTEÚDO EM SEU SENTIDO LATO...

SERMOS SEMPRE AFEITOS A CONQUISTAS NEM SEMPRE PAULATINAS, POSTO POR VEZES QUASE URGENTES, PARA QUE TENHAMOS MELHORES VIDAS PARA TODOS OS QUE SENTIMOS ESSAS NECESSIDADES DE MUDANÇAS, É O QUE IMPORTA PARA QUESTÕES QUIÇÁ MESMO ESPIRITUAIS DO SER HUMANO, QUANDO A TRANSFORMAÇÃO EM NOSSO ÍNTIMO É PROFUNDA.

domingo, 8 de dezembro de 2024

A INDEPENDÊNCIA DO DIVÃ

 

                Por pouco tempo se deitar no divã pode ser mais confortável do que se imaginaria... Ou mesmo o que tudo significa, quando se cita um divã, o tratamento da psicanálise, toda a simbologia do nome, o que requer que seja a sua função, posto todo o conforto, toda a confiança em que uma sala pode colocar um paciente à vontade. Freud cria o divã como mobília indispensável a que o analisando possa falar livremente, com a postura relaxada, com a mente livre para poder divagar sobre tudo o que lhe vier à mente, e isso fala à prática mesma da psicanálise, indo de todo um arcabouço teórico para a situação onde o analista começa e investigar o mundo inconsciente de seus pacientes: essa é a essência da questão toda. No começo há a primeira entrevista, o contrato, etc, estabelecem-se os padrões e horários de como se vai fazer a terapia, que pode ser abordada de vários modos, pois na atualidade há vários processos terapêuticos, mas Freud inaugura com o divã e a livre associação de ideias o pressuposto do método em que um paciente pode falar livremente, de modo a permitir ao analista sua interpretação, um tópico tão crucial entre a relação do terapeuta com o cliente.

                É importante salientar a relação entre o paciente e o analista, seu vínculo, a transferência que por vezes ocorre, ou mesmo a contratransferência. O vínculo terapêutico se estabelece como uma relação onde o paciente confia no terapeuta, se sente à vontade, por vezes se dando a transferência, quando o paciente deposita no terapeuta ou nele projeta uma figura paterna, fraternal, ou mesmo uma condição subjetiva, ilusória. Pode ocorrer, na contratransferência, um sentimento onde o terapeuta vive sentimentos de seu paciente, se sente envolvido pela realidade daquele, e por vezes se envolve afetivamente nessa questão; mas há que se acautelar, mantendo-se vigilante a esse tipo de processo, pois se por um lado a transferência ou a contratransferência seja positiva no estabelecimento do vínculo, o analista deve sempre observar o óbvio distanciamento profissional, e ater-se à interpretação do analisando, seus recalques, seus traumas e ruídos que brotam do inconsciente, buscando sempre montar o quebra-cabeças de modo lógico, racional, o que pode durar um tempo razoável... Há casos em que um tratamento dura muito tempo, mesmo em pacientes não psicóticos, pois há questões de neurose que se auto alimentam no dia a dia de muitos, e a questão da psicoterapia em alguns casos é uma questão de alívio existencial, de poder se expressar na forma mais plena com um especialista, pois há pessoas que dependem da terapia, por vezes durante toda a sua vida.

                O divã, simbolicamente representado pelo móvel onde o analisando se senta ou deita para realizar sua consulta, ou terapia, deve estar em uma sala onde o paciente se sinta bem, se sinta sempre confortável, e será depois de algum tempo que ele desenvolverá – o paciente – a confiança necessária com relação ao analista, posto quando falar sem barreiras, livremente, há já que estar bem desinibido e sem as resistências que por vezes ocorrem quando se há que falar sobre o que acontece no nosso mais íntimo ser, o que porventura nos ocorrera no passado de algum trauma, nossas inquietações existenciais profundas, ou mesmo atos ou palavras que quando proferimos a outra pessoa nos deixariam vexados... O que há no mundo e em nossa civilização é que todos os que temos condições de nos analisar com um psicólogo ou psicanalista, esse fato nos coloca em vantagem com relação ao mundo tal como está, pois estaremos nos preparando melhor para nos conhecer e aos outros que tanto por vezes nos causam ruídos, causas de tantas neuroses, e fugas paliativas para o álcool e outras substâncias, na ponta do que acontece com muitos que buscam apenas se anestesiar perante os problemas ao invés de enfrentá-los, como se deve. Fugimos por vezes de nós mesmos, e a prática da terapia e seus mecanismos apenas se dá com a função de que, falando sobre os problemas que tivemos no passado, tenhamos mais fortalecimento para vencer os recalques que ficaram soterrados em nosso inconsciente, e o terapeuta é que dá a sua interpretação sobre o que ocorre, mas na realidade ele está no universo do “não saber”, apenas diz por experiência clínica o que pode estar nos afligindo dentro de nosso imo.

                A prática do terapeuta infere que este esteja sempre se atualizando, para saber sua real posição dentro de seu trabalho, que na contratransferência que pode muitas vezes se dar, assim como em episódios recorrentes de resistência ao tratamento: quando o paciente se nega a revelar algo que lhe dá imensa angústia, por exemplo, essa prática de atualização permite ao terapeuta estar bem posicionado nos casos mais difíceis, e manter um afastamento necessário de algum ruído que o possa afetar em seu processo analítico. Na realidade, muitos são as interpretações e terapias na psicologia contemporânea, mas especialmente na psicanálise o divã ainda é um bom recurso a ser utilizado, pois cria um ambiente confortável, conforme acima explicado, que estreita ainda mais o vínculo terapêutico e estabelece laços em que a relação entre analista e paciente venha a prosseguir até se obter a alta do paciente, posto ser esse ofício, “quase que um médico da alma”, que faz do analista ser tão importante no mundo contemporâneo, com todas as suas inquietações e dificuldades que afligem a nós, seres humanos que somos todos...

UMA RELAÇÃO DE COMPANHEIRISMO MÚTUO PODE ESTAR INCLUÍDA NA PRESTAÇÃO DE UM TRABALHO E SUAS RELAÇÕES DO DIA A DIA CONFORME O ANDAMENTO PROFISSIONAL DE CADA QUAL.

A IMAGEM DO PASSADO É O SÍMBOLO MAIS VIVO DA HISTÓRIA REGISTRADA PELAS LENTES DA ÉPOCA...

A NOSSA MEMÓRIA É SIGNO DE TODA UMA VIVÊNCIA QUE VIVEMOS A CADA DIA, NÃO IMPORTANDO OS SONHOS DO ONTEM, POSTO PARA AMANHÃ TEREMOS UM FUTURO MELHOR POR TERMOS VIVIDO O DIA DE HOJE DE ACORDO COM O QUE PLANEJAMOS DE MANHÃ.

TODO O TRABALHO DEDICADO A ALGO OU ALGUÉM POSSUI A NOBREZA DE POUCOS QUANDO É REALIZADO DENTRO DA POSSIBILIDADE DAS POTENCIALIDADES DE CADA INDIVÍDUO.

A MANUTENÇÃO DE UM OFÍCIO É SAUDÁVEL QUANTO A GARANTIA DE SE PODER DESENVOLVER TRABALHANDO...

NENHUMA LINGUAGEM É UMA PÁTRIA, MAS TODA A PÁTRIA TEM SUAS LINGUAGENS...

TODA A LIBERTAÇÃO NECESSITA DE UMA DIPLOMACIA BRIGADORA, RESILIENTE E FÉRREA, POIS NEM SEMPRE UMA ETNIA OU UM GRUPO VULNERÁVEL ENCONTRA A RESSONÂNCIA DENTRO DOS LIMITES IMPOSTOS POR UM PENSAMENTO OU IDEÁRIO SEGREGACIONISTA.

A LÓGICA DO MANDARIM É MUITO SIMPLES...

NÃO FOSSE PELAS DIFICULDADES DOS ADULTOS OCIDENTAIS COM A FONÉTICA ORIENTAL, PARA AS CRIANÇAS O MANDARIM É UMA LINGUAGEM DE MUITO FÁCIL APRENDIZADO, A NÃO SER NA MEMORIZAÇÃO UM POUCO MAIS ÁRDUA DOS IDEOGRAMAS.

A MORTE POR VEZES POSSUI UM VIÉS PROCRASTINADOR, MAS A VIDA COM SUA SOMBRA É AQUILO DE QUE A CIÊNCIA, E NÃO A RELIGIÃO, MANTÉM E REGULA SEUS FUNCIONAMENTOS.

LOGICAMENTE, OS CONTRATOS FEITOS ATRAVÉS DO VERNÁCULO LATINO E SEU DIREITO EM NEGÓCIOS E TRIBUTOS, ROGA SER SEMPRE MELHORES QUANDO USAM A LÍNGUA FRANCESA, POIS É A MAIS AMPLA E QUE ABARCA A MAIOR SEGURANÇA JURÍDICA PARA SE REALIZAR OS MESMOS.

AS VARIANTES FORMAIS DOS IDEOGRAMAS ORIENTAIS E SUAS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS CHEGAM A SER QUASE MAIORES DO QUE TODA A LINGUAGEM OCIDENTAL...

O TRATO SEMÂNTICO DO LÉXICO É COMO O TRABALHO DO CINZEL E DO BURIL NA PEDRA.

POR CONTIGUIDADE SOMOS A MESMA EMBALAGEM, MAS POR SIMILARIDADE O MESMO CONTEÚDO...

A RESPOSTA NÃO É PASSAGEM, NEM TRANSIÇÃO, MAS VETOR DE SOLUÇÃO E RECUPERAÇÃO...

INACREDITÁVEL COMO O FEED BACK D@S COMPANHEIR@S É TÃO NECESSÁRIO PARA SABERMOS ATÉ MESMO QUEM SOMOS PERANTE NOSSAS DÚVIDAS MAIS CRUAS EXISTENCIALMENTE.

O VIÉS DA VIDA PULSA A MAIS DO QUE O QUE ESPERAMOS DENTRO DO ESCOPO DE UM "DESESPERANÇAR" QUE NOS ACOMETA POR VEZES...

JOSEPH MURPHY JÁ ESCREVIA SOBRE O PODER INENARRÁVEL DA MENTE HUMANA, E SEUS LIVROS SÃO UMA ESCOLA SOBRE O ASSUNTO...

A LUZ TRANSPOSTA ACIMA DA PROJEÇÃO DO PROVÁVEL POR VEZES REVELA A DIMENSÃO EXATA DO FATO...

"A POINT"

 

Soturno véu, desdita da lua, quem te saiba, estrela,
A quem nos déramos no escuro da noite,
Posto a vida de não sermos não revele
A semântica de uma via quase discreta
Mas que, em detrimento de um quase clarão
Na luz de uma lâmpada quiçá sobre tempo para adiante...

NADA QUE SE SUPUNHA SER TÃO UNO QUE NÃO SE POSSA DIVIDIR POR VEZES É APENAS UMA FRAÇÃO DE SE COMPARTILHAR COM @ OUTR@ UMA SIMPLES CAMARADAGEM...

sábado, 7 de dezembro de 2024

A RELIGIÃO INDOMADA


                O encontro de mais um dia com algo de famigerado, um ser ou outro, uma esportividade, quem sabe em um sábado seja tão fortuito quanto sorrir para uma mulher sem expressão, quando no preparo da rega, quando ela, em um café do sul da América do Sul, quiçá pensasse em algo que fosse realmente concreto... Ao que não nos furtemos que a comunicação é válida, por vezes estamos cansados, por vezes um entregador de farmácia treme, ao temor de um dia, por vezes o dia aparenta algo que não vemos na ótica do outro, ou quem sabe tudo seria uma questão meramente espiritual! Pois sim, viremos a alcançar uma luz maior no pressuposto quase invisível da Natureza, e àqueles homens e mulheres que dela necessitam como rotor indelével de suas vidas, a cada instante estamos com a força redobrada, e as baterias não param de ser recarregadas, mesmo que no cansaço intelectual se sinta a fadiga, já ao término de mais uma jornada.

                De tantas passadas, quando vivemos intensamente essa força anímica citada no encontro com a dita Natureza, cada pássaro, cada inseto, cada vibração ou lufada do vento, as horas em seu movimento, os homens e mulheres, ou as crianças brincando, tudo faz parte de uma harmonia que se dá dentro daquilo que muitos pensam ser a natureza material, mas na realidade é isso mesmo, uma Natureza, mas algo maior, posto espiritualidade dentro da carne, dentro das cascas, tão somente em uma árvore encontramos e reencontramos essa energia e substrato vital...

                Daquilo que é aparentemente subtraído da liberdade de um homem ou de uma mulher, ou daquilo que verte – livre – por meios outros, dentro de uma janela digital, do serviço em estar-se doando a algo ou alguém, do encontro com amigos novos e velhos, do aparente “sem contato físico” ao contato concreto dos resultados, tudo é modo e circunstância da vida mesma que pulsa no coração daquele que redescobre o viés de uma performance existencial mais profunda, quando senão seriam dias melhores também ao fato de que a sobriedade apenas ressalta a dádiva de nossas qualidades intrínsecas.

                Quando queremos um amor, apenas queremos, mas o amor que queremos não é propriamente algo de objeto, algo que viria por meio de um trabalhar para isso no sentido do encontro, de se encontrar fisicamente, qualificar a coisa e tentar a conquista... Esse meio de apropriação lembra de quando o rude ser abatia a presa e a carregava para deglutir na sua fome de predador! Seria algo tão crível quanto entrar em uma concessionária de carros e arcar com os dotes financeiros necessários para presentear a felizarda, por uma noite regada a champanhe e sexo. Mais do que isso, impor-se limites ao possível, limitar-se a regras básicas de existência cabal, é um pouco mais importante do que viabilizar sonhos heroicos, ou mesmo “retaguardas históricas...” Um pouco da quebra do mito é necessário para se remontar um quebra cabeças indizível e praticar a sensatez destes dias onde se reflui um instinto e se reconstrói partes do ego que já não sedimentava as pulsões de modo mais equilibrado. Um pragmatismo na prática.

                Seria um tanto de evitar a rudeza consigo mesmo, ser mais condescendente com o próximo, talhar prejuízos na pedra em vez de na madeira de um restaurante, e sentar civilizadamente, mesmo que a comunicação se dê na medida do provável, sem obviamente darmos muita corda quando estamos bem orientados quanto à realidade de onde estamos.

                Em um viés dilatado, estaremos mais distanciados de bad trips sóbrias, de caminhos tortuosos se enviarmos a nós mesmos recados de um superego mais treinado, por vezes como um grilo que se anuncie de tempos em tempos, ou mesmo na espiritualidade tão importante que se dê na fé e na recarga da certeza de estarmos trilhando por veredas concretamente corretas. Essa espiritualidade é coisa de se fazer sentir no dia a dia, mas não seria como uma muleta, senão o próprio sentido da vida de um ser humano. Poderiam chamar isso de religião, mas se não houvera outra denominação, seria porventura o ser religioso se pronunciando a si mesmo e aos seus recursos espirituais mais íntimos, e por que não? O reconhecimento de estarmo-nos religando a nós mesmos com um Poder maior do que nós, é o aval de prosseguirmos diante de uma vereda onde os caminhos se abram para a luz, e onde se veja que, se porventura encontrarmos rochas que se anteponham, basta evitar estar em suas direções, e passar ao largo, mesmo que por adiante tenhamos que retornar, para que prossigamos já em outro escopo do espírito, consonantes com a evolução da matéria, que perfazem em uníssono um hólos, uma totalidade, um quê de se determinar a ótica de se viver em um mundo em que não projetemos hostilidades ilusórias...

culture

 Alejo Carpentier – Wikipédia, a enciclopédia livre

"O SÉCULO DAS LUZES", DE ALEJO CARPENTIER É UM ÓTIMO ROMANCE SOBRE A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA NO CARIBE.

TANGENCIAR UM INOMINÁVEL NOME PODE SER ROTULAR UM OBJETO SEM AS LETRAS OU LOGO...

NEM TODA A COMUNHÃO É RECÍPROCA.

QUANDO O CASAL ESTÁ MAIS SEPARADO HÁ MAIOR ESPAÇO EM TORNO DE CADA INDIVÍDUO.

HÁ DIAS MAIS ARDILOSOS E MUITAS VEZES HÁ OUTROS MAIS "COMPREENSIVOS".

A VERDADE É QUE UM HOMEM DEVE SE MANTER FIEL À SUA COMPANHEIRA, JAMAIS CAINDO EM TENTAÇÕES QUAISQUER NO MEIO DE SUAS CAMINHADAS...

O SEGREDO DO BOM ALUNO BEM COMO DO BOM MESTRE É SER UM ETERNO APRENDIZ...

A CIÊNCIA DA GUERRA HÁ QUE SER ESTUDADA EM TODAS AS SUAS ESTRATÉGIAS, E QUALQUER RUÍDO EMOCIONAL PODE ATRAPALHAR OS ESTUDOS EM QUESTÃO.

QUANDO UM SOLDADO NÃO TRABALHA EM UM QUARTEL NÃO PODE TER LIBERDADE PARA VIDA PARTICULARMENTE AFETIVA, AFORA NAS MODALIDADES QUE LHE DIZEM RESPEITO AO OPERATIVO DE SUA MISSÃO.

ENTRE UM CASAL DE SOLDADOS DEVE HAVER FIDELIDADE AO SERVIÇO E APAZIGUAR OS ÂNIMOS AFETIVOS, POIS ISSO PODE LEVAR A ERROS QUE PODEM SER IRREVERSÍVEIS.

UM BOM SOLDADO, QUANDO EM ÁREA DE CONFLITOS, NÃO DEVE SE ENVOLVER JAMAIS COM UMA PARCEIRA, MUITO MENOS COM MULHERES QUE FAÇAM COMÉRCIO DE SEUS CORPOS.

NO SERVIÇO EFETIVAMENTE PRESTADO A UMA FAMÍLIA O QUE VALE SÃO AS VINTE E QUATRO HORAS DE UM SIMPLES DIA.

PARA UM HOMEM SOLITÁRIO A MELHOR "ISCA" É SEMPRE A FIGURA DA MULHER, A CURTO, MÉDIO OU LONGO PRAZO...

UM SÁBADO DE INTENSOS EXERCÍCIOS NO MÍNIMO É BOM PARA A SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL.

O QUE PODE PARECER CILADA POR VEZES É APENAS COINCIDÊNCIA, MAS SEMPRE HÁ QUE SE ACAUTELAR.

QUANDO TOCA O SINAL, POR VEZES OS OFICIAIS, QUANDO DILETOS, SEMPRE SE COLOCAM AO SERVIÇO.

APENAS EM UMA PINGUELA SE PODE CAMINHAR EXATAMENTE PELO MEIO, SE FOR RESISTENTE A MADEIRA...

A PAZ É VER QUE A FALTA DE TODA UMA GUARDA NÃO SE RESSINTA ESTAR EM SERVIÇO EM OUTROS CANTOS, QUANDO UM VERÃO ESCALDANTE DE PROMESSAS SE AVIZINHA...

NADA A VER PENSAR COM RESSENTIMENTOS, MAS OS HARÉNS POR VEZES SE MULTIPLICAM EM DEMASIA EM DETERMINADOS "TERRITÓRIOS".

HÁ MUITOS "CIVIS" QUE CONHECEM PROFUNDAMENTE A "ENGENHARIA DAS ARMAS" E SEU USO LEGALMENTE RESTRITO, PELO MENOS NAS ENTRELINHAS DA LEI.

QUANDO UM PARCEIRO VETERANO LHE DÁ SUA EXPERIÊNCIA E FORÇA, POR VEZES VOCÊ TERÁ QUE DEMONSTRAR POR NECESSIDADE DELE QUE ESTARÁ EM CONDIÇÕES DE LHE DAR TOTAL RETAGUARDA.

DESDE CEDO, TODO O VÍCIO INOCULADO É COMO UM VENENO PERPÉTUO, EM GRANDE PARTE DOS CASOS...

TODO O BOM AGENTE DE SEGURANÇA DEVE OBSERVAR E CUIDAR MELHOR DOS LOCAIS OU ÁREAS ONDE SE LOCALIZAM CRIANÇAS, POIS POR VEZES A MALDADE ESTARÁ JUSTAMENTE NESSES LOCAIS PELA SIMPLES PRESENÇA DELAS.

TODA A ESTRUTURA DEMANDA CUIDADOS, E É NAS SUAS FUNDAÇÕES QUE OS OLHARES DOS PERITOS DEVEM SE DEBRUÇAR.

A FERRAGEM, MESMO DENTRO DO CONCRETO, ENFERRUJA COM CERTAS MARESIAS...

A NATUREZA É CONTRASTANTE, E A NATUREZA HUMANA A SIMBOLIZA NA CIVILIZAÇÃO...

POR VEZES TEIMAMOS EM NOSSA TEIMOSIA QUE O SONO NÃO SEJA TÃO IMPORTANTE, MAS QUANDO NOS DAMOS CONTA DE QUE O DESCANSO DO SONO É FUNDAMENTAL, NOSSA VIDA COMEÇA A TER ALGO DE BURIL MAIS EXATO NO SENTIR E PENSAR E NO AGIR, COMO SE ESSA TRÍADE FOSSE UNA.

RUIDOSOS ESCAPES NÃO NOS ATRAVESSEM, MAS A HARMONIA ENCARPELADA DO MAR DE ONTEM E O CHAMUSCO DE UMA AÇÃO CONCRETA PARA A LIMPEZA DAS AREIAS DA PRAIA, EM PRÁTICAS QUASE COTIDIANAS E SERVIÇO INTEGRATIVO.

TUDO É HÓLOS OU A TOTALIDADE, MAS DEUS SE REVELA NOS DETALHES.

POR VEZES O ORDENAMENTO E A MONTAGEM DE UMA BARRACA NA PORTA DE UMA LANCHONETE FAZ A DIFERENÇA DE UM SERVIÇO SIMPLES, MAS QUE DIZ RESPEITO AO HALL DE ENTRADA EM UM LOCAL QUE ALIMENTA A VÁRIOS...

CERTOS MUNDOS DE MUNDOS VÁRIOS ESTÃO CONTIDOS EM UMA CASCA DE NOZ, E OUTROS QUEM SABE NAVEGARIAM POR UMA CABAÇA DE AÇAÍ...

UM INTERRELACIONAL CORRELATO COM ALGO CONCRETO DE SERVIÇO E RESULTADOS, PODE TRANSFERIR MÉRITOS ONDE CABE PRESSUPOSTO DESSA NATUREZA.

REMINISCÊNCIAS DO AGORA


Pássaros voam, ou voaram no exato instante de segundos atrás...

Dois pousaram sobre os cabos de fibra ótica, quem sabe seus movimentos da cauda
Remanejassem outras questões da eletrônica dos ares
E outros em profusão, já pousam nas beiradas, há cumeeiras plenas do espaço...

Outros aparecem, resta-nos o diálogo quase aparente da Natureza, e o espiritual
Remonta reminiscências algo ocres, carmesins, outro tanto, do ébano do urubu,
Em seu silêncio de condor brasileiro, negro como suas penas que carrega,
Já não está no ar, e outros três pássaros já estão no alto do poeta
Com suas posições da liberdade da poesia, em dizer que na lembrança do já
Um acaba de voar para onde nosso olhar já não alcança...

GRUPOS SINERGICAMENTE INTERRELACIONADOS E INTERCOMUNICADOS POSSUEM MAIS FORÇA, IMPRIMINDO IGUAL FORÇA A SEUS MEMBROS...

QUANDO A FORMA SE ADEQUA À FUNÇÃO, E QUANDO O CONTEÚDO É NOBRE, O DESIGN SE TORNA EXCELENTE.

QUANDO A LENHA POSSUI APOIO EM SUAS EXTREMIDADES, SÓ SE QUEBRA O TRONCO TRANSVERSALMENTE...

QUANDO HÁ VAGALHÕES MUITO GRANDE NO MAR, O NAVIO DEVE RUMAR EM DIREÇÃO - SEMPRE - PERPENDICULARMENTE À DIREÇÃO DAS VAGAS, PARA QUE NÃO SOÇOBRE, E PARA ISSO HÁ QUE SE DEIXAR AS HÉLICES QUASE DESLIGADAS QUANDO DAS DESCIDAS, POR VEZES, PARA ALIVIAR O MOTOR...

O "LEME DE PROA" QUIÇÁ SEJA APENAS O AVISO DA BANDEIRA OU DO FAROL NOTURNO...

A MENSAGEM DE ALGUÉM POR VEZES PASSE PELO CRIVO DE UMA CENSURA PRÉVIA, E A MENSAGEM COLETIVISTA ENCONTRE A SENSATEZ EM MEIO A UMA SOCIEDADE QUE QUEIRA SABER MELHOR SOBRE A NATUREZA DAS COISAS DA EDITORIA E SEUS NUANCES.

O "ADORNO ESSENCIAL" POR VEZES É AQUELE ÍCONE INDISPENSÁVEL E ENXUTO.

LANÇAR UM NAVIO É COMO A EMPREITADA MAIOR QUE SE TENHA EM RELAÇÃO ÀS POSSIBILIDADES CONCRETAS DE NAVEGABILIDADE, E ALICERÇAR PREVIAMENTE SEU CASCO E ESTABILIDADE DE SEUS MOTORES O ESTARÁ PREPARANDO PARA PROCELAS FUTURAS, E VIABILIZANDO DINAMICAMENTE OS CONTRASTES DA DITA NAVEGAÇÃO.

UM SÁBADO ONDE SE DELIBERA FORMALMENTE A ESTRUTURA PUNGENTE DO BEM ESTAR DE UMA CONSCIÊNCIA MAJORADA É SOBREMODO AUSPICIOSO PARA OS MEMBROS, MESMO QUE ALGUNS RUÍDOS, QUE PERTENCEM LOGICAMENTE À NATUREZA HUMANA, POSSAM SER EQUALIZADOS NO ANDAMENTO DA CITADA REUNIÃO ONDE SE DELIBERA A EXISTÊNCIA SEMPITERNA DA CONSCIÊNCIA QUE AFLORE A CADA PASSADA DOS HOMENS E MULHERES QUE DELA PARTICIPEM.

POR VEZES UM TESTE TERRITORIALISTA IMPÕE QUE NOS FAÇAMOS ENTENDER, PERANTE A NATUREZA DE NÓS MESMOS, OS LIMITES IMPOSTOS A QUE OS HOMENS QUE DISPÕEM SUA SEGURANÇA E DE TODA UMA ÁREA DESLOQUEM SUAS ATITUDES PERANTE UM LOCAL MAIS EM MOVIMENTO, DESFAZENDO CONCENTRARES FOCAIS ONDE AS FORÇAS SE MANTÉM, QUAIS ROCHAS INDELÉVEIS EM UM TEMPO QUASE ETERNO, COMO ESTÁTICOS MEMBROS À ESPERA DE RESULTADOS, QUE NEM SEMPRE SERÃO COMPATÍVEIS COM O PREVISÍVEL "REAL".

NESTE ÚLTIMO SETE DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2024, FELIZMENTE DÁ A IMPRESSÃO DE QUE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ESTÁ MANTIDA POR UMA QUESTÃO DESTE SETE DE CADA MÊS TER-SE TORNADO EMBLEMÁTICO, COMO SE NOSSA INDEPENDÊNCIA FOSSE O FATO DE MANTERMOS INTACTA A NOSSA DEMOCRACIA, PRESERVANDO IGUALMENTE INCÓLUME A CIDADANIA DO POVO BRASILEIRO.

literature

 Os Cus de Judas – Wikipédia, a enciclopédia livre

QUANDO VIRAMOS AS "COISAS" QUE NOS ATRIBUEM, QUANDO A SOCIEDADE IMPÕE SEUS FETICHES MAIS SÓRDIDOS SOBRE OS SERES HUMANOS, OU ALCUNHAS, OU SE PREDISPÕE A ROTULAR SEM SABER DE SUBSTÃNCIAS INTERNAS E INDIVIDUAIS, DESCONHECEM A NATUREZA DO SER HUMANO, ESTÃO COLOCANDO VOCÊ PARA O COMÉRCIO IDENTIFICATÓRIO, OBRIGANDO-O A FAZER PARTE DO GRANDE BANCO DE DADOS DE INFORMAÇÕES DO PODER, QUIÇÁ NACIONAL OU ESTRANGEIRO.

OS SERVIÇOS SECRETOS DEMANDAM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL... hic.

A CONTRA TRANSFERÊNCIA NA PSICANÁLISE PODE OCORRER DURANTE UM PROCESSO ONDE O ANALISTA REVELARÁ A SI MESMO FRAQUEZAS TAIS COMO A CARÊNCIA, A SOLIDÃO OU OUTROS SENTIMENTOS PLAUSÍVEIS DE SEREM COMPARTILHADOS PEL@ ANALISAD@.

A ESCOLHA É UMA QUESTÃO DE ATITUDE, POSTO ESTARÍAMOS MAIS APTOS EM ESCOLHER ALGO MELHOR PARA NOSSAS VIDAS, QUAL NÃO FOSSE ATÉ AS IMPOSIÇÕES AFETIVAS, OUTROS ESCOLHERIAM MELHOR, QUIÇÁ, MAS NÓS ESCOLHEMOS POR VEZES O NADA SILENCIOSO, O ESTUDO, ALGO MAIS CONCRETO, POIS NÃO...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA É UMA SUGESTÃO DE TODO UM CORPO CLÍNICO QUE NEM SEMPRE É MANIFESTO PARA AQUELES PACIENTES QUE INGRESSAM EM UM HOSPITAL COM A RECORRENTE PREOCUPAÇÃO FAMILIAR.

O VULNERÁVEL MAIS VULNERÁVEL, QUANDO ADOTA A POSTURA DA ARROGÂNCIA SE QUEDA NO OSTRACISMO DE NÃO TER MAIS VOCABULÁRIO PARA MANTER A SUA ANTERIOR REALIDADE TRANSMUTADA EM UMA ILUSÓRIA FACE DE PODER...

ESTAR ATIVO ESPIRITUAL, MENTAL E FISICAMENTE É UM MODO DE INTEGRAR A EXISTÊNCIA COM O ANDAMENTO ESCORREITO DA VIDA, NO ESCOPO INDIVIDUAL, MAS DE RECONHECIMENTO DE GRUPOS OU COLETIVIDADE, E A OPORTUNIDADE DA INTERAÇÃO COM A NATUREZA DESTES, OU MESMO DE NOSSO REBATIMENTO VOLUNTÁRIO DE PARTICIPAÇÃO INEQUÍVOCA EM TODO ESSE PROCESSO NA QUESTÃO EXISTENCIAL CITADA.

A RESILIÊNCIA EM CONFORMIDADE COM ADVERSIDADES BRUTAS NÃO É A FORMA DE SE LUTAR COM ELAS, MAS UM MODO DE NÃO SOÇOBRAR, ACOMPANHANDO O ANDAMENTO DAS MARÉS...

A ABSTINÊNCIA É UMA FORMA NEBULOSA DE PULSÃO ONDE O CORPO PEDE ALGO QUE JÁ MANTEVE SUAS RELAÇÕES DE VÍCIO COM ELE, OU MESMO NA FORMA DA DEPENDÊNCIA MENTAL, MESMO QUE SAIBAMOS QUE MENTE E CORPO NÃO DEVEM SER DISSOCIADOS JAMAIS...

BUSCAR UM RECURSO EM UMA BOA METODOLOGIA DE ESCOPO CIENTÍFICO OU HUMANO É UM MODO DE APREENDER AS DIVERSAS FORMAS DO CONHECIMENTO, POIS A ABORDAGEM DESTE DEPENDE DE UM FOCO SOBRE A NATUREZA MESMA DO SABER, E DO FAZER.

A VERTENTE DE UMA FORÇA NÃO DEPENDE SEMPRE DO ATRITO ENTRE AS PARTES EM MOVIMENTO...

"MY SWEET LORD" QUIÇÁ SEJA UMA DAS PEÇAS MAIS LINDAS DA MÚSICA INTERNACIONAL...

LIBERTAS QUAE SERA TAMEM.

A LIBERDADE ESTÁ NA ESTÁTUA, MAS A ESTÁTUA NÃO ESTÁ NA LIBERDADE...

O AMOR A DEUS É O MAIOR POIS NÃO FALHA JAMAIS...

AQUILO QUE SE POSSA PRETENDER DE ALGO MAIOR DO QUE A SUPOSIÇÃO SIMPLES E EVIDENTE DE UM PODER SUPERIOR SEJA APENAS A CONSUBSTANCIAÇÃO DE UM FATO DE QUE DEUS PORVENTURA POSSA EXISTIR DE MODO A SERMOS APENAS ISSO: MEROS INSTRUMENTOS DELE, E SE NÃO FORMOS OU NÃO NOS DISPOMOS A ACREDITAR NISSO, QUEM SABE, APENAS QUEIRAMOS SER MELHORES, ISSO DE FATO É SUPERIOR À MAIOR PARTE DA HUMANIDADE.

MUITOS FALAM EM UM PODER SUPERIOR, E POR VEZES ESTÃO APENAS PROJETANDO O PODER QUE JACTAM SER SUPERIOR EM SI MESMOS NAQUILO DE ESFERA BUROCRÁTICA DE SE CRER SUPERIOR POR UMA QUESTÃO DE HIERARQUIAS SUPRANACIONAIS.

POR VEZES ENCONTRAR COM UMA FORMIGA É MAIS MARAVILHOSO DO QUE ENCONTRAR COM UM@ CIENTISTA...

EIS PORQUE O ARCABOUÇO CRÍTICO POR VEZES É ESTRITAMENTE NECESSÁRIO, MAS PAUTAR A VIDA DE ALGUÉM PELAS PROJEÇÕES DO QUE CHAMAM DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO MÍNIMO É ESTAR COM UMA PREPARAÇÃO DE QUE EM NOSSAS VEIAS NÃO CORRA UMA SEIVA, QUE É O SANGUE QUE DOAMOS À SOCIEDADE, E NÃO EM NOME DO AMOR, POIS JUSTAMENTE O AMOR É ALGO QUE QUIÇÁ SEJA UMA MOLA JÁ MUITO GASTA E HEDONISTAMENTE MELÍFLUA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, DAS DITAS INFORMAÇÕES E SEUS RECURSOS, POR VEZES COVARDEMENTE ALICERÇADOS EM VIÉSES DE PODER QUE A UM HOMEM LIVRE JÁ NÃO DIZEM MUITO RESPEITO, FELIZMENTE...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

O SERVO DE KRSNA É UMA ALMA LIBERADA. gita.

OBJETIFICAR ALGO É COISIFICAR UM LEGUME, PRATICAMENTE...

CAMINHAR NA AREIA É MAIS TÁTIL DO QUE NO ASFALTO...

O "PINGO NO I" PODE SER UM BELO MOVIMENTO DO CHI, DE PREFERÊNCIA COM NANQUIM...

POR VEZES DEMORAMOS RAZOAVELMENTE PARA ENCONTRAR A JOIA, E POR VEZES TEMOS QUE EVITAR OU CAMINHAR POR CAMINHOS TORTUOSOS, MAS SEMPRE NOS PRESERVANDO, POSTO SE FOR DA VONTADE DE DEUS A ENCONTRAREMOS UM DIA, CERTAMENTE...

PLASMAR A EXISTÊNCIA COM A TRANQUILIDADE DE CONQUISTAR E MANTER UM STATUS MATERIAL FAZ PARTE DO SER HUMANO, DESDE SUAS ORIGENS ECONÔMICAS MAIS REMOTAS, ENQUANTO PROCESSO DE CIVILIZAÇÃO NA HISTÓRIA.

A PERCEPÇÃO DE UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA MAIS PLENO DEPENDERÁ DO NÍVEL QUE ATINJAMOS PERANTE A LIMPEZA OU A DISCIPLINA DO CORPO PERANTE CERTAS TENTAÇÕES QUE DEVEMOS POR VEZES EVITAR, ANTES QUE COMETAMOS ATOS QUE NÃO POSSUEM O RETORNO QUE ALMEJAMOS, AO MENOS NA CONSECUÇÃO DOS TRABALHOS NECESSÁRIOS AO FIM DA JORNADA, QUE É QUANDO ESTAMOS NO ÊXTASE POR DEUS, NA FORMA DA RASA TRANSCENDENTAL MAIS INTENSA, QUE É O TRANSE DO AMOR EXTÁTICO POR DEUS...

A TUDO SEJA DADA A PRÁTICA DIÁRIA, POSTO FAZER UMA PANELA DE COMIDA A UM CÃOZINHO É PLANEJAR O DIA SEGUINTE EM COMUNHÃO COM UM ALIMENTO PARA UM SER CRIADO POR DEUS...

O CORPO TODO NOSSO ACABA ENCONTRANDO A RESSONÂNCIA DE "CANTARMOS A POESIA" COM ELE, ANIMA E ANIMUS, ALMA, ESPÍRITO E CARNE, TUDO QUE IMPORTA, SERMOS E ESTARMOS NO MUNDO E TODO O SIGNIFICANTE CAUSAL.

QUANDO TOCAMOS UM CORPO DE UMA MULHER, QUIÇÁ O FAÇAMOS COM AS MÃOS, OU MESMO A TOCAREMOS COM O OLHAR, E QUANDO SENTIMOS A PRESENÇA, INDEPENDENTE DE UM MEIO QUALQUER, O ÉTER E O ESPAÇO SÃO TESTEMUNHAS INDISSOLÚVEIS DA PRESENÇA, MESMO QUE PROJETIVAMENTE SAIBAMOS QUE A NATUREZA FEMININA É TÃO AMPLA E LINDA QUE TODAS FORMAM UM UNO QUASE INDIVISÍVEL, NO QUE SIMBOLICAMENTE ESTAREMOS MAIS PRÓXIMOS DA MULHER.

ALGUMAS PERDAS MATERIAIS SÃO RECONSTRUÍDAS COM A NOBREZA DE SERMOS MAIS HÁBEIS EM RECUPERAR NOSSOS PATRIMÔNIOS, MAS QUANDO EVANESCEMOS ESPIRITUALMENTE A RECUPERAÇÃO É MAIS DIFÍCIL, MAS É NESSAS HORAS QUE DEVEMOS NOS CONECTAR COM DEUS, EM UMA LIGAÇÃO RÁPIDA QUE SE TORNA TÃO EFICAZ QUANTO SINTONIZARMOS UMA ESTAÇÃO DE RÁDIO REPLETA DE BOAS NOTÍCIAS...

QUANDO JÁ NOS HOUVÉRAMOS APROXIMADO EFETIVAMENTE DA MORTE, EM CONFLITOS OU COISAS DESSA NATUREZA, A FUNÇÃO DE UM BEM ESTAR É JUSTAMENTE DAR AS NOSSAS PASSADAS DISTANTES DOS LABIRINTOS OU CAMINHOS QUE JÁ TENHAM NOS ENSINADO QUE A SAÍDA JÁ SERIA POR OUTROS CAMINHOS, E É TENTANDO QUE ENCONTRAREMOS UMA SAÍDA SEMPRE, MESMO QUE ESTEJAMOS DENTRO DE UM ESPAÇO ONDE SABEMOS QUE OS RISCOS ESTARÃO POR VEZES PRESENTES, MAS SE EVITADOS ESTAREMOS MAIS AFEITOS AO DESTINO DE SE CUMPRIR SENSATAMENTE A PRÁTICA MESMA DO CAMINHO.

O DESCANSO DE UM QUARTO-ESCRITÓRIO MERECE A ATENÇÃO DE UMA QUASE "CAMA QUENTE"...

A BHAKTI YOGA, QUANDO DE DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA E PRÁTICA, REVELA AO DEVOTO PRATICAMENTE MUITOS SEGREDOS IMUTÁVEIS DA NATUREZA ESPIRITUAL HUMANA E DOS SERES ANIMADOS E INANIMADOS DO COSMOS...

O MOVIMENTO DO CHI É TANTO DE EXPANSÃO COMO DE CONTRAÇÃO, TANTO POTENCIAL COMO DE AÇÃO, TANTO DE DEFESA COMO DE ATAQUE, MAS SEMPRE CONSCIENTE, QUANDO BEM DESENVOLVIDO PELO SÁBIO EXPERIENTE.

POR VEZES O FEMININO SE EXPANDE, MAS O MASCULINO HÁ QUE SE CONTRAIR PARA HARMONIZAR ESSA EXPANSÃO, E EM OUTRAS DÁ-SE O OPOSTO, MAS QUANDO UMA ENERGIA ESTÁ MUITO SOBREPOSTA A OUTRA O DESEQUILÍBRIO TENDE A OCORRER, E SERÁ QUANDO AS DUAS ENERGIAS TENDEM A ADQUIRIR A HARMONIA POR SI SÓ, E VEM ISSO DA NATUREZA MESMA OU DA MATÉRIA, OU DO ASPECTO ESPIRITUAL DOS SERES COMO UM PAR, OU MESMO UM GRUPO OU COLETIVIDADE.

QUANDO UM SER HUMANO COMPLEMENTA O OUTRO, SÃO COMO DOIS PÓLOS DA PILHA, OPOSTOS E NECESSÁRIOS, EMANANDO PELA SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA A ENERGIA NECESSÁRIA A QUALQUER MOTOR DE SUA COMPETÊNCIA...

TRABALHAR COM OS OUTROS PELO VIÉS ELETRÔNICO É ASSAZ SALUTAR, MAS TRABALHAR COM OS OUTROS NA PRESENÇA FÍSICA QUIÇÁ FALE MAIS AOS ESPAÇOS DA URBE, E À ESPIRITUALIDADE, SOB SEUS VÁRIOS ASPECTOS, DAS TREVAS E DA LUZ, NA DIALÉTICA CONCOMITANTE ONDE O EQUILÍBRIO ENTRE O YING E O YANG PERFAÇA A NATUREZA DAS COISAS ALICERÇADO PELA CITADA NATUREZA MAIS AMPLA, ALÉM DAQUELA CITADA: A DAS "COISAS".

POR VEZES CREMOS QUE POSSUÍMOS UM PODER ELEVADO, E PODE SER ATÉ QUE O TENHAMOS, MAS A HUMILDADE NOS TORNARÁ MAIS FORTES ATÉ PARA QUE PORVENTURA CONSIGAMOS MANTER O NÉCTAR DE UM PODER BEM UTILIZADO, E SUA FUNÇÃO PRIMORDIAL DE PROMOVER A CONCÓRDIA E O BEM ESTAR ENTRE POUCOS OU MUITOS, MESMO QUE ISSO INFIRA INFLUÊNCIAS NECESSARIAMENTE AMPLAS...

O SEMPITERNO JUÍZO BOM, O QUE NOS LEVE, O QUE NOS FAZ COM QUE, INCONSCIENTEMENTE, ESTEJAMOS REPARANDO DANOS A PESSOAS QUE MAL SUPÚNHAMOS, QUE FAZIAM PARTE INTRÍNSECA DE NOSSAS VIDAS, OU MEROS PASSANTES QUE JAMAIS NOS QUEDAMOS A OLHAR COM MUITA ATENÇÃO.

Não nos esqueçamos também que a transferência não é fenômeno exclusivo das relações psicanalíticas, mas acha-se presente em todo trabalho relacional. E é pior nas outras profissões e contatos, porque os envolvidos não têm o conhecimento científico do que está ocorrendo, tomando, de acordo com o lado, como oportunidade de satisfação. A confusão que segue será sem precedentes nessas vidas.

Podemos situar melhor a Aliança Terapêutica em relação à Transferência, do seguinte modo: A Aliança Terapêutica é favorável, colaboradora do processo, enquanto que a transferência, embora fundamental para a cura, em princípio opera negativamente, tende a atrapalhar. Aparece como embaraço que deve ser interpretado, caso contrário inviabiliza o tratamento, que se perpetuará.

Na Livre Associação, a idéia estimuladora (isca), que se encontra na consciência, está presa, por laços bem definidos, a um conjunto de lembranças localizado em algum ponto da vasta região do inconsciente; e se pudéssemos seguir a linha de associações que une entre si estes dois fatores, haveríamos de conhecer, rápida e nitidamente, a influência que as memórias soterradas exercem sobre a nossa conduta consciente. E isso porque teríamos assim conseguido ligar o efeito à causa.

Sabemos que toda idéia que surge na consciência tem suas raízes nas profundidades do espírito; e sabemos, também, que se pudéssemos seguir essas raízes, desde a consciência até as suas origens no inconsciente, haveríamos de chegar à origem dessa idéia, isto é, às lembranças soterradas das quais ele não é mais do que a expressão.

O Psicanalista não deve provocar distanciamento com a máscara de semideus ou super-homem. Deve ser uma figura natural, que inspire confiança e não provoque especulação além das fenomenológicas naturais.

Na entrevista, também, o paciente poderá chegar à conclusão de que esse Psicanalista não lhe é indicado, sem contudo abrir mão do tratamento com um outro (é comum pacientes que vão de analista em analista, até encontrar um indicado, embora isso já possa ser estudado como uma busca de um profissional que satisfaça suas fantasias à priori), etc.

QUANDO A NAÇÃO ACORDA PARA UM FATO, ESTARÁ APENAS SABENDO DE SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA, MESMO QUE ESTA VENHA EM FORMA DE UMA BALA DE FUZIL...

A VISTA DO NADA ESTÁ PARA A PAREDE ASSIM COMO O CÉU ESTÁ PARA O INFINITO...

A CAUTELA É SEMPRE NECESSÁRIA, POIS DE MISTÉRIOS ESTÁ A MANSARDA DA FREQUÊNCIA DA CALMARIA, ASSIM COMO A TEMPESTADE ESTARÁ PARA FUTUROS ONDE NÃO HAVERÍAMOS TIDO O TEMPO DE PENSAR A RESPEITO...

WHAT THE NEWS?


When we make the sure, always maybe the correct form
Can be a necessary way, because the shape over the lap
Reprocessing the information about us, and about the another…

Maybe the step by step in our walking
Or maybe the hope under our expectation
Clear our more nobles feelings sometimes
When the real difficulties not to be solving possible equations.

The scope of medicine, the religion’s Universe
And all performers of our idiosyncrasy, or not,
Where the territory of faults, over the area of consequences
Or in the point of hypocrisy, the same point of the disagreements.

When we found the real question about our life
Maybe the opinions opposite from a thing or a though
In the same question that change finally our mind
When we perceive that the solution about the essence of being
Maybe to be beyond the same border that we don’t know nothing about.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

NADA DO QUE SE SUPÕE EXATAMENTE REAL EM UMA SOCIEDADE PAUTADA POR MUITO DE ILUSÃO NÃO POSSUA SEMPRE SEU LADO FICCIONAL...

UMA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS INTERNACIONAIS É SIMPLESMENTE A CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA...

TODA A MEMÓRIA DE UM ACONTECIMENTO, SEJA QUAL FOR, DEVE SER IMPARCIAL E VERDADEIRA, QUANDO A INTENÇÃO É PUBLICÁ-LA COMO UMA REPORTAGEM OU NOTÍCIA, OU MESMO RELATÓRIO DE ALGO.

A INTOLERÂNCIA PODE ATRAIR A VINGANÇA, E A TOLERÂNCIA, POR ATRAÇÃO, AGREGA MAIS VIRTUDES...

A RECUPERAÇÃO É UM PROCESSO, POR VEZES DOLOROSO NO COMEÇO, MAS HÁ QUE SE TER BOA VONTADE, PERSISTÊNCIA, ABNEGAÇÃO E PACIÊNCIA, JAMAIS FAZENDO AS COISAS QUE NOS LEVARAM AO PROCESSO DE NOS DARMOS CONTA DOS ERROS COMETIDOS ANTERIORMENTE AO CITADO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO.

PARA QUE UM HOMEM SIRVA BEM A QUALQUER PROPÓSITO BOM NA SOCIEDADE EM QUE SE ENCONTRA É NECESSÁRIO QUE TENHA DISCIPLINA, ALTRUÍSMO E BOA FORMA: MENTAL, FÍSICA E ESPIRITUALMENTE.

É SALUTAR À RECUPERAÇÃO DA VIRTUDE HUMANA VER NO BOM EXEMPLO DE UM HOMEM OU UMA MULHER E SEU DESPREENDIMENTO EM SERVIR O SIMPLES FATO DE QUE SAIAMOS DO OSTRACISMO E PASSEMOS À AÇÃO, SERVINDO E MANTENDO COM ESSES NOTÁVEIS SERES HUMANOS ASSOCIAÇÃO E COMPATIBILIDADE DE TRABALHOS, APRENDENDO E ENSINANDO, EM UM PROCESSO DE DIÁLOGOS CONSTANTES DENTRO DO ESCOPO EXISTENCIAL...