Do
caráter, que seja, como se dá a aproximação a essa palavra sem
confundirmos com o anglicismo a que o significado denota mais a
personagem. Um caráter íntegro é o valor que surpreende a qualquer
vivente, pois revela o respeito indissociável com qualquer criatura.
Pela simples questão de se saber que todos os habitantes do planeta
possuem o direito de uma vida digna. É na simplicidade dessa
assertiva que se deve pontuar a veracidade em que aborda-se um tema
tão amplo quanto a liberdade de escolha e a expressão de teor
filosófico que busque embasar essa premissa fundamental entre os
seres do planeta. Mas falar-se de um portar-se bem no mundo vai além
do pressuposto do respeito à Natureza, e propriamente como fazermos
girar nossas pequenas engrenagens, como estamos abarcando alguns
detalhes que somam um todo maior, e assim por diante: os passos que
damos a um processo evolutivo na acepção crua de se aceitar Darwin,
ou a ciência, tal como foi ou é, mesmo porque o processo vertical
de aprendizado, de como deve-se aceitar coisas que por vezes não
possuem embasamento da ciência, talvez não seja o melhor caminho,
apesar da validade concreta e premente do signo da religião. Esta
faz surgir no homem uma certa ética que surpreende um mundo de
violências quando não se dá um pouco do desapego às coisas
materiais, firmando-se na existência mais espiritualizada, justo que
sua prática seja o bem de todos, e a aceitação das crenças e dos
preceitos de cada religião, incluso a não aceitação de Deus, ou o
ateísmo como opção de vida. Mesmo porque vive-se um tempo em que
as liberdades individuais e coletivas são logicamente o padrão
desejado e ideal do novo milênio que agora se nos apresenta… No
entanto, nem sempre uma falsa noção da liberdade vem a ser o que se
espera, pois a relativização de certas atitudes impõem que ao
menos no conjunto de uma sociedade a mesma liberdade seja agente de
transformação, de melhoria no plano coletivo, de melhores justiças
no reparte mais solidário das riquezas. Obviamente, se no plano
social o caráter está corrompido e francamente desigual, a justeza
não revela melhorias igualmente no plano individual. Talvez seja uma
questão matemática a mensuração da bondade entre os povos, e
certos funcionamentos onde a carestia não se fundamente na
competição desigual, funesta e desumana.
O
que se espera de um caráter ao mínimo decente é de certa forma
retirar das pautas administrativas quaisquer atos excludentes, por
simples questões de preconceito e de vitimização de grupos ou
minorias que merecem a mesma atenção das autoridades, dentro da
legalidade constitucional, em qualquer país, em qualquer vila ou
bairro. Se houverem ações exemplares em sítios menores, mas
organizados para tal, esse exemplo vira algo maior, pois as
aplicações referentes são em grau e número de importância tão
gigantes como a própria comunicação e seus meios contemporâneos.
É essa a iniciativa que se espera de um grupo social que pode estar
profundamente vinculado a esferas verticais de poder, mas será
através da dinâmica mais horizontal e democrática, pontuadas pelo
diálogo e seus debates que se pode pensar em que se aprenda no dia a
dia sobretudo os aspectos do bem viver em sociedade, cidade, estado e
país.
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