terça-feira, 15 de novembro de 2022

EVENTO COMUNITÁRIO

Projeto, tempo de implantação, quase meio dia, com planejamento algo de anterior e sobreavisos;

A FACE SURREAL

peça fácil de montar de cunho a princípio em passo cenográfico e improvisada.
OBS,: peça em construção, a ser desenvolvida a partir de um princípio e fim, mas para a necessidade da comunhão em si, se possível igualmente com lideranças da comunidade, mas sem participação política de partidos.

O cenário compunha-se de panelas ao fundo, de um cobre de piche, telas enviesadas ao molde do expressionismo alemão de Lang, como uma cena de Metrópolis (google cenografia fritz lang-cinema), colunas meio jônicas ao revés, como objetos dispersos, sem ordem, como uma plataforma de depósito, um tipo de porão mais iluminado com as luzes azuis e amarelas nos vincos e relevos dos objetos, tais como caixas de papelão e outros de fácil construção. Cenário fácil, e a necessidade de construção espacial do cenário um terreno em uma comunidade, um piso de cimento, um bico de água corrente e alguns atores improvisados, adultos, sem nome, tanto faz cores ou preferências ou gêneros, ou mesmo roupas, mas sem nudez, algo de rudeza de caráter necessária para se começar a peça. Material: usina de reciclagem e algumas latas e seus sacos e seus catadores como protagonistas principais a darem certa perspectiva de documentário na obra teatral.

01, ator principal, sem nome, um celular do tamanho de um metro, de isopor, isolado no meio, entre o fundo cenográfico e o público da comunidade que arranja seus próprios meios de visualização, a princípio peça silenciosa para conferir alguma disciplina de ordem e contemplação. A entrada no espaço apenas consentida aos sóbrios ou enfermos de qualquer ordem, desde que tudo esteja relativamente controlado para evitar violências ou eventos de quaisquer natureza, policiamento de cobertura nos primeiros andamentos culturais dessa natureza e respectiva progressão.

02, tríade de três atores mirins, fixos em frente ao celular, com a expressão do teatro: comédia, drama e tragédia, a pesquisar máscara, ou confeccionar sob a batuta de um desenhista competente. Gesto rápido, o garoto do centro esboça a primeira expressão e sai da cena frontalmente, os laterais saem para suas direções depois de esboçarem as duas outras expressões.

03, figuras de mulheres do povo, da comunidade, ajudadas por agentes de segurança, retiram as peças cenográficas e ensaiam ordeiramente a remontagem dos mesmos objetos, separando materiais e colocando em selecionadas caixas ou compartimentos, entram luzes de outras cores, com celofanes variados na embocadura do canhão de luz, e montam um tipo de armário para reuso cultural do material. Esse bastidor faz parte da obra do teatro comunitário. Saem os agentes de segurança, entram em seus carros, dois batedores de moto saem da comunidade, surgem dois violões e dois instrumentistas, um faz a base em dois acordes e outro, mais experiente, sola.

04, há um varal circular em frente do alambrado que separa, com um tipo de cortinado, isolando a área do evento e recriando na outra parte uma grande bancada improvisada, servindo café, pão e margarina. Ou chá, água, suco de limão e nada de refrigerante nem bebidas alcoólicas. Um guarda faz a vistoria geral para ver se há incidentes de alguma drogadição ou evento alcoolista por perto que ponha em xeque a conquista da comunidade pela construção solidária da arte e do espetáculo.

05, pão de boa qualidade e térmicas de cinco litros para o café não muito forte prérealizado. Os violões silenciam na ordem de não tocarem efusivamente e não lhes será permitido beber antes de tocar. 

06, cobertura de agentes para que tudo transcorra na ordem, findando o evento e preparando um espaço já pensado para a criação de novos roteiros nessa mesma base e ampliação de espaços.

07, depois de consolidada a rotina cultural de dois meses sem caos, levar o compartir para outras comunidades com logística e cuidados necessários e equipes treinadas na segurança.

08, registro do evento e programações, grupo de whatsapp.

09, necessidade de fundação de biblioteca de referências de ordem cultural na comunidade e busca de doações e voluntariado, dentro de padrões de instalação de secretaria geral da comunidade, o que gera a consonância administrativa sem ingerência da participação política de quaisquer partidos políticos, nem meios de moedas de troca ou fomentos de capital que não sejam através da economia solidária e participativa.

10, findo o evento, start na construção de provimentos culturais e noções básicas de organização.

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