terça-feira, 23 de maio de 2023

congo recent history

 

Guerra do Congo

A independência do Congo, que pertencia à Bélgica, ocorreu em 1960, após violentos conflitos e manifestações populares. O país passou por uma ditadura e, em 2012, o povo congolês passou a enfrentar novamente uma guerra que ainda não teve fim.

O Congo pertencia ao rei da Bélgica, Leopoldo II, que recebeu o território de 2,3 milhões de metros quadrados após a Conferência de Berlim. De patrimônio pessoal de um monarca, o Congo passou a colônia belga em 1908.

Entre os entraves para a paz naquele país estão as jazidas de diamantes, estanho e cobre, que incitam e alimentam conflitos até os dias atuais.

No período da luta pela libertação, a principal responsável pela exploração das jazidas congolesas era a União Mineira do Alto Katanga. Com sede em Bruxelas, a sociedade de caráter internacional planejava o controle econômico do Congo após a independência.

Quando a independência foi proclamada, o governo ficou a cargo de Joseph Kasavau e primeiro-ministro Patrice Lumumba. Dias depois, Moisés Tshombe, que era governador de Katanga, promoveu a sucessão da província e o país passou a viver uma guerra civil.

Interessados no controle da exploração das riquezas minerais, tropas mercenárias belgas e grupos internacionais apoiavam o movimento separatista a custa de muitos assassinatos.

Houve tentativa de interferência da ONU (Organização das Nações Unidas), que chegou enviar ao país uma missão de paz a pedido do governo do Congo. A atuação da ONU, contudo, não resultou efeito porque não houve interferência nas disputas internas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário