segunda-feira, 31 de março de 2025

social activity


12 Áreas de Atuação do Psicanalista

Para finalizar a explicação sobre o que faz um psicanalista, a seguir iremos detalhar as 10 principais áreas de atuação e como elas são realizadas:

 

1. Avaliação de comportamento

O psicanalista pode entrevistar pessoas, recrutar dados, observar situações e escutar as pessoas. Ele deve definir o instrumento de avaliação, realizá-lo, elaborar um diagnóstico e sempre apresentar uma devolutiva ao paciente.

 

2. Análises e tratamentos

É dever do profissinal de Psicanálise propiciar um espaço de acolhimento e oferecer suporte emocional ao paciente. Durante os tratamentos, cabe a ele interpretar os conflitos vividos e promover benefícios de acordo com o que foi proposto. Assim, como desenvolver relações interpessoais, a percepção internar e mediar grupos a fim de solucionar as questões que o envolvem, podendo ser individual, em família ou no ciclo profissional.

 

3. Orientação

Durante as análises, é função primordial do psicanalista propor diversas soluções para os problemas do paciente. Elas são apresentadas através de aconselhamentos e orientação de decisões, baseadas em técnicas específicas para cada situação.

 

4. Acompanhamento

É tarefa do profissional de Psicanálise acompanhar os resultados de suas intervenções e a evolução do caso proposto pelo paciente.

 

5. Educação e Pedagogia

A pessoa que atua com Psicanálise também poderá realizar ações relacionadas à educação. Assim, ele está apto a ministrar aulas, supervisionar profissionais, formar outros psicanalistas, criar cursos profissionalizantes e aplicar treinamentos.

 

6. Pesquisas experimentais, teóricas e clínicas

Um outro caminho que pode ser seguido pelo psicanalista é o das pesquisas. Ele pode investigar o psíquico humano, rever metodologias e estabelecer ligações de parâmetro em pesquisas, desenvolver novos instrumentos de análise, coletar e organizar dados, e investigar novas ações de comportamento do indivíduo ou grupos analisados.

 

7. Coordenação de equipes de atividades

Qualquer equipe pode receber o acompanhamento de um psicanalista para melhorar o seu desempenho e busca por resultados, seja qualquer a sua área de atuação ou objetivo proposto. O profissional de psicanálise está apto a planejar e programar atividades gerais, trabalhar a dinâmica e acompanhar todo o processo de realização da mesma. Também pode ser aplicada funções a ele, como coordenar reuniões e grupos de estudo, organizar eventos e avaliar propostas e ações.

 

8. Participação de atividades

Entre outras funções que o psicanalista pode exercer estão as relacionadas a ampliação de sua área de atuação. Assim, ele pode acompanhar palestras, debates e seminários, participar de reuniões científicas e publicar artigos e livros. Ele também pode englobar comissões técnicas e até participar de eventos a fim de divulgar práticas da psicanálise e fornecer informação a meios de comunicação e organizações.

 

9. Tarefas Administrativas

Pode parecer estranho em primeira compreensão, mas o psicanalista está apto a realizar qualquer tipo de tarefa administrativa. Funções como redigir relatórios, criar cadastros, receber pessoas, compor reuniões técnicas e levantar dados sobre o desempenho do corpo profissional são apenas algumas dessas tarefas que ele pode exercer.

 

10. Lecionar na área de Psicanálise

O profissional poderá ser um professor de psicanálise, em faculdades de diversas áreas (especialmente cursos de artes e humanidades), cursos livres ou cursos técnicos (como cursos de técnico em enfermagem; alguns desses cursos têm matéria Psicanálise).

 

11. Ser um coach, mentor ou consultor

O profissional que já atua em um nicho específico (como um profissional de life coaching, coaching financeiro ou um personal trainer), ou mesmo é um profissional que trabalha com alguma forma de orientação ao público (um vendedor, um líder comunitário ou religioso, um assistente social, um profissional liberal, um profissional da saúde, um professor etc.), você pode ter a formação em Psicanálise como um diferencial, que vai potencializar seu currículo e permitir que compreenda melhor a mente e o comportamento de seu cliente, ajudando este a ter melhores resultados.

 

12. Demonstração de competência profissional

Para finalizar, este último tópico é a base para qualquer tipo de profissional. Para o caso do psicanalista, é dever dele seguir a risca o código de ética profissional. Assim, ele necessita demonstrar bom senso, manter sigilo, ser humano, manter-se atualizado sobre diversos assuntos (e não apenas em sua área de atuação), respeitar valores e crenças, ter autonomia de pensamento e compreender os limites de sua atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário